Região

Legislação de Venâncio Aires é referência para inspeção sanitária

Publicado em: 28 de junho de 2017 às 09:11 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:36
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa/Traço D
  • Foto Divulgação/Renê Ruppenthal
    compartilhe essa matéria

    Gerenciamento de resíduos sólidos é meta para segundo semestre

    O Departamento de Inspeções Sanitárias (DIS), do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), apresentou os diagnósticos dos municípios em relação ao sistema de inspeção sanitária municipal, o SIM.  A legislação do munícipio de Venâncio Aires foi apresentada como referência e será trabalhada junto aos outros municípios por um grupo menor, formado por médicos veterinários indicados pelas prefeituras consorciadas. O objetivo é possibilitar a adequação dos consorciados ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). O tema foi debatido na última sexta-feira (23), em reunião na Universidade de Santa Cruz do Sul.

    Na mesma data, o conselho de administração do Cisvale reuniu-se na Câmara dos Vereadores de Santa Cruz do Sul. O presidente do Consórcio e Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, apresentou as ações do primeiro semestre e as projeções para o segundo semestre de 2017. Entre as metas, o Cisvale buscará desenvolver o projeto de gerenciamento de resíduos sólidos na elaboração e revisão dos planos municipais e do Plano Estratégico Regional, além de elaborar licitações regionalizadas na compra de materiais e medicamentos para os municípios do Vale do Rio Pardo.

    Avaliação
    Algumas das ações do primeiro semestre foram a cedência de veículos aos municípios para a realização das inspeções sanitárias e o cadastro de R$ 100 milhões em projetos para a pavimentação asfáltica dos municípios consorciados. 

    Centro Regional
    Ainda na tarde da sexta-feira, o conselho de Administração do Cisvale fez uma visita oficial ao prédio em construção do Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), que ficará localizado na Praça SiegfriedHeuser (antiga Estação Férrea), em Santa Cruz do Sul.  No primeiro semestre de 2017, o CREM realizou aproximadamente 50 mil atendimentos entre consultas, exames e procedimentos de diagnóstico de imagem. E com a finalização do novo prédio programada para o fim de 2017, o Cisvale ampliará a capacidade de atendimento de pacientes do Vale do Rio Pardo.