Cavalo de Troia

Investigação e levantamento prévio: polícia fechou cerco a traficantes de Vera Cruz

Publicado em: 28 de maio de 2025 às 07:00 Atualizado em: 28 de maio de 2025 às 08:35
  • Por
    Cristiano Silva
  • LÍDER DO GRUPO CRIMINOSO FOI PRESO NESTA TERÇA | FOTO: CRISTIANO SILVA
    compartilhe essa matéria

    Delegada Lisandra e tenente Savian detalharam bastidores de operação conjunta, que desmantelou esquema em complexo residencial e colocou cinco criminosos na cadeia

    Ao longo dos últimos meses, Brigada Militar e Polícia Civil ocuparam de forma silenciosa uma região do Bairro Cipriano de Oliveira, em Vera Cruz. Os agentes apuraram que em um complexo residencial de seis casas funcionava um esquema estruturado de um grupo criminoso organizado, com funções estabelecidas, visando a venda de entorpecentes a usuários.

    Uma grande quantidade de indícios do comércio ilícito de drogas foram documentados pelas duas instituições a respeito de cada um dos envolvidos. Quando a Operação Cavalo de Troia foi deflagrada na manhã desta terça-feira (27), as provas já tinham sido evidenciadas ao Poder Judiciário, que diante do conjunto probatório robusto autorizou prisões e apreensões.

    A ofensiva fechou o cerco ao grupo criminoso. Quatro homens, de 22, 25, 30 e 40 anos, além de uma mulher de 23 anos, foram presos. Ainda, o carro do líder do bando, um Hyundai Sonata preto; e a moto usada na telentrega de drogas; além de 470 gramas de cocaína, foram apreendidos.

    Um dos presos era monitorado por tornozeleira | Foto: Cristiano Silva

    A reportagem da Arauto News 89,9 FM acompanhou a operação e conversou com a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, e com o tenente Carlos Moisés Savian dos Passos, que detalharam os bastidores da operação.

    “Identificamos indivíduos associados, com divisão de tarefas a partir de um líder. Apuramos as relações financeiras a partir de pagamentos e também quem recebia os valores, que era a companheira do alvo principal. Ainda, identificamos quem fazia a telentrega, além de um monitorado por tornozeleira que realizava a venda direta a usuários”, explicou a chefe da Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz.

    “Conseguimos fazer um trabalho de inteligência e investigação em parceria com a Brigada Militar, que trouxe muitos elementos e provas. Individualizamos as condutas de cada um e representamos pelas prisões e apreensões”, complementou Lisandra.

    “Tipo de empresa familiar”, diz tenente, sobre investigados

    Conforme o comandante da Brigada Militar de Vera Cruz, tenente Carlos Moisés Savian dos Passos, a operação vinha sendo pensada fazia um tempo, sendo organizada aos poucos, para chegar no resultado pretendido.

    “Esse local funcionava como um tipo de empresa familiar, e há muito tempo era monitorado a partir dos nossos levantamentos feitos para subsidiar as ações de comando”, disse ele.

    “Essa ofensiva mostra a força da segurança pública de Vera Cruz. Em conjunto, conseguimos através do Setor de Inteligência fazer um levantamento que foi auxiliar para a investigação da DP de Vera Cruz. Com essa união, vamos dissipar esse crime, que é vetor para tantos outros delitos”, finalizou o conceituado policial militar.

    Operação foi conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar | Foto: Cristiano Silva

    Confira vídeo da entrevista com a delegada Lisandra e o tenente Savian:

    Leia também