EM ATENÇÃO

Defesa Civil de Venâncio Aires monitora situação de arroios e do Rio Taquari

Publicado em: 28 de maio de 2025 às 09:26
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Arroio Castelhano segue em elevação com água que desce da região serrana de Venâncio Aires | Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Até o momento, mapeamento não indica possibilidade de enchente

    Os níveis do Arroio Castelhano e do Rio Taquari estão sendo monitorados pela Defesa Civil de Venâncio Aires. Em virtude do volume expressivo de chuva dos últimos dias, alguns pontos do município já registram alagamentos. Um deles é o ponto conhecido como Corredor dos Macacos, entre o Bairro Santa Tecla e Linha Olavo Bilac.

    Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luciano Teixeira, explica que na região serrana houve uma precipitação pluviométrica maior que na região central. Com isso, o nível do Arroio Castelhano elevou e já invadiu algumas estradas. “Então, já temos mais passagem ali no Corredor dos Macacos, que é corriqueiro essa região ficar sem passagem dependendo da quantidade de chuva. Nós tivemos uma tarde, uma noite e a madrugada com bastante volume”, salienta.

    No entanto, segundo Teixeira, a previsão do tempo e as análises da Defesa Civil do Rio Grande do Sul indicam que, a partir desta quinta-feira (29), o tempo deve firmar. “Ainda temos precipitações de chuva aqui para a nossa região, mas não com chuva tão expressivas que nem a gente tinha no dia de ontem [terça-feira]. Então, requer um pouco de cuidado, principalmente no Bairro Battisti, que é um bairro mais baixo”, destaca.

    Com relação ao Rio Taquari, a Defesa Civil da Capital do Chimarrão está acompanhando a elevação e mantém contato com outros municípios, como Estrela e Lajeado. Para Luciano Teixeira, a situação requer atenção. Ainda conforme o secretário, a Defesa Civil Estadual não está emitindo alertas expressivos e pontuais para Venâncio Aires, porém com a chuva seguindo em outras regiões pode ocorrer reflexos na cidade, “mas, novamente, sem chances de enchente sendo indicada neste momento.”

    Leia também