dignidade e conforto

Defesa Civil de Santa Cruz prepara alojamento para abrigar famílias em situações de calamidade

Publicado em: 28 de maio de 2025 às 07:00
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Camila Santos / Ascom Defesa Civil
    compartilhe essa matéria

    Estrutura emergencial terá capacidade para até 100 pessoas

    A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul está trabalhando na criação de um espaço estruturado para acolher pessoas em caso de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos. O município está construindo um alojamento emergencial com capacidade para até 100 pessoas, com o objetivo de garantir dignidade e conforto às famílias que precisarem deixar suas casas temporariamente em situações de calamidade.

    Segundo o coordenador da Defesa Civil, César Eduardo Bonfanti, é necessário oferecer um acolhimento adequado para as vítimas, com cama, roupa de cama, travesseiro, chuveiro e banheiro. “Hoje, a realidade nossa e também de muitos municípios, praticamente todos, é colocar um colchão no chão e receber um senhor idoso, uma criança, uma pessoa com deficiência física e colocar ela no chão. Nós queremos mudar essa realidade“, disse.

    De acordo com Bonfanti, a medida é parte de um conjunto de melhorias que vêm sendo implementadas pela Defesa Civil desde o início da atual gestão. A estrutura do órgão foi ampliada, de dois para sete integrantes, e o plano de contingência do município foi atualizado com base nas deficiências observadas nas enchentes do último ano.

    Além do alojamento, estão sendo adquiridos novos equipamentos, como geradores de energia, que serão distribuídos em pontos estratégicos do município, incluindo distritos como Monte Alverne. A meta é garantir resposta rápida em regiões que, em crises anteriores, enfrentaram longos períodos sem energia elétrica. Com recursos de R$ 700 mil aprovados pela Câmara de Vereadores, a Defesa Civil também está investindo na compra de equipamentos de proteção individual para as equipes e no reforço da estrutura básica de resposta a emergências.