Irregularidade mais frequente é a falta de autorização para a realização do serviço
O Departamento de Trânsito de Venâncio Aires tem intensificado a fiscalização a veículos que fazem o transporte de estudantes para as instituições de ensino do município. O número de notificações realizadas chama a atenção dos profissionais.
A irregularidade mais frequentes, conforme o coordenador do setor, Luciano Teixeira, é a falta de autorização para realizar o serviço. Segundo ele, as fiscalizações estão sendo intensificadas tanto na cidade, nos bairros e também no interior. “Solicitamos aos pais que contratam esses serviços que conversem com os filhos em casa pra saber, por exemplo, se eles utilizam cinto de segurança e se não estão viajando de pé nas vans”, reforça.
Segundo ele, cerca de 45% dos veículos abordados, estão com pendências para fazer o serviço. O coordenador do Departamento de Trânsito lembra que as infrações detectadas pelo setor colocam em risco a segurança dos estudantes. “São prestadores de serviços que tem responsabilidade no transporte dos alunos e os pais podem e devem cobrar que estejam em dia, realizando o trabalho”, afirma.
Conforme Teixeira, o departamento está à disposição para orientações e denúncias, sejam presenciais, na sede localizada na Rua Voluntários da Pátria, 705, ou pelo telefone telefone (51) 2183 0267. “É preocupante o que estamos constatando nestas fiscalizações. Além de irregularidades nos veículos, percebemos que ao serem avisados ou a constatarem a fiscalização, motoristas param para passar alunos que excedem a lotação para outros veículos. Teve estudante tendo que ir à pé, sendo deixados na rodovia, tendo que caminhar até o IFSul, por exemplo”, destaca ele. “Condutores ficam fazendo trajetos para esconderem os veículos, por estarem com excesso de lotação, fazendo transporte de alunos de pé, sem cinto de segurança. Isso é grave. Há cinco meses estamos orientando com relação a essas autorizações e ainda temos números significativos de autuações.”,
Na quarta-feira (26), uma operação foi realizada pelo Departamento de Trânsito e Brigada Militar de Venâncio Aires. O foco foi na abordagem de vans escolares com a finalidade de fiscalizar documentação, condições do veículo e condutor. Durante a ação, foram realizadas 17 autuações e uma van goi recolhida ao pátio do Detran. "O que mais chama atenção é que tem condutores incentivando negativamente a regularização das vans escolares, os que tão regulares avisam os proprietários que estão irregulares. Isso é irresponsabilidade”, destaca Teixeira.
Notícias relacionadas
Acidente deixa mulher ferida em Vera Cruz
Colisão aconteceu na noite desta sexta-feira
Velório de santa-cruzense que era inspetor-chefe da Guarda Civil de Bento Gonçalves ocorre nesta sexta
Diego André da Silva, 34 anos, teve falência múltipla de órgãos
Operação policial prende suspeito por tráfico de drogas no interior de Sobradinho
Homem foi flagrado com cocaína e dinheiro durante ação na Linha Apolinário
Acusado de estupro de vulnerável é preso pela BM em Santa Cruz
Homem foi localizado e detido no Bairro Goiás