Polícia

Departamento de Trânsito intensifica a fiscalização de vans escolares

Publicado em: 28 de abril de 2023 às 11:32 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:52
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Irregularidade mais frequente é a falta de autorização para a realização do serviço

    O Departamento de Trânsito de Venâncio Aires tem intensificado a fiscalização a veículos que fazem o transporte de estudantes para as instituições de ensino do município. O número de notificações realizadas chama a atenção dos profissionais. 

    A irregularidade mais frequentes, conforme o coordenador do setor, Luciano Teixeira, é a falta de autorização para realizar o serviço. Segundo ele, as fiscalizações estão sendo intensificadas tanto na cidade, nos bairros e também no interior. “Solicitamos aos pais que contratam esses serviços que conversem com os filhos em casa pra saber, por exemplo, se eles utilizam cinto de segurança e se não estão viajando de pé nas vans”, reforça.

    Segundo ele, cerca de 45% dos veículos abordados, estão com pendências para fazer o serviço. O coordenador do Departamento de Trânsito lembra que as infrações detectadas pelo setor colocam em risco a segurança dos estudantes. “São prestadores de serviços que tem responsabilidade no transporte dos alunos e os pais podem e devem cobrar que estejam em dia, realizando o trabalho”, afirma.

    Conforme Teixeira, o departamento está à disposição para orientações e denúncias, sejam presenciais, na sede localizada na Rua Voluntários da Pátria, 705, ou pelo telefone telefone (51) 2183 0267. “É preocupante o que estamos constatando nestas fiscalizações. Além de irregularidades nos veículos, percebemos que ao serem avisados ou a constatarem a fiscalização, motoristas param para passar alunos que excedem a lotação para outros veículos. Teve estudante tendo que ir à pé, sendo deixados na rodovia, tendo que caminhar até o IFSul, por exemplo”, destaca ele. “Condutores ficam fazendo trajetos para esconderem os veículos, por estarem com excesso de lotação, fazendo transporte de alunos de pé, sem cinto de segurança. Isso é grave. Há cinco meses estamos orientando com relação a essas autorizações e ainda temos números significativos de autuações.”,

    Na quarta-feira (26), uma operação foi realizada pelo Departamento de Trânsito e Brigada Militar de Venâncio Aires. O foco foi na abordagem de vans escolares com a finalidade de fiscalizar documentação, condições do veículo e condutor. Durante a ação, foram realizadas 17 autuações e uma van goi recolhida ao pátio do Detran. "O que mais chama atenção é que tem condutores incentivando negativamente a regularização das vans escolares, os que tão regulares avisam os proprietários que estão irregulares. Isso é irresponsabilidade”,  destaca Teixeira.