Presidente da Câmara de Vereadores destacou que está feliz com o reconhecimento do trabalho
A vereadora Bruna Molz (Republicanos) recebeu um troféu da União dos Vereadores do Brasil (UVB) durante a XXII Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília, por sua autoria na proposta da lei n° 8.643/2021. A lei permite a presença de doulas em maternidades, hospitais, casas de parto e outros estabelecimentos de saúde públicos ou contratados pela rede municipal de saúde. A presidente da Câmara de Vereadores destacou que está feliz com o reconhecimento do trabalho realizado ao longo de seu mandato e que a proposta de lei serve como referência para todo o país.
De acordo com a nova legislação, as instituições de saúde devem adotar as providências necessárias para permitir que as profissionais, previamente inscritas e certificadas em curso para essa finalidade, acompanhem a parturiente durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal. É importante destacar que a presença da doula não substitui o acompanhante a que a parturiente tem direito.
A ideia de propor a lei surgiu durante a gestação da filha da vereadora, Manu. Ao apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional, ela acredita que a atuação da doula facilita a existência de um parto mais humanizado. Bruna ressaltou que antes de engravidar, não tinha conhecimento sobre o assunto e acreditava que, quando chegasse sua vez, iria querer uma cesariana para não sentir dor. Hoje, ela tem o acompanhamento de sua doula e entende a diferença que faz ter informações corretas para chegar mais tranquila na hora do parto. A vereadora defende que se as mulheres nos planos ou no atendimento privado podem ter esse acompanhamento, as mulheres do SUS também devem ter essa opção.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD