Operação Crimen Copulabis

“Não podemos deixar o comércio à mercê de criminosos“, afirma delegada que colocou ladrões na cadeia

Publicado em: 28 de março de 2025 às 14:45
  • Por
    Cristiano Silva
  • Prisões aconteceram nesta sexta | Foto: Cristiano Silva
    compartilhe essa matéria

    Lisandra de Castro de Carvalho representou pela prisão preventiva de casal que vinha cometendo furtos a estabelecimentos locais. Dupla foi capturada nesta sexta

    Presos preventivamente pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (28) durante a chamada Operação Crimen Copulabis (casal do crime, em latim), uma mulher de 28 anos e um homem de 31 são acusados de terem cometido uma série de furtos em estabelecimentos comerciais.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a delegada Lisandra de Castro de Carvalho detalhou o trabalho de investigação do caso. Segundo ela, a dupla cometeu delitos em mercados e farmácias, entre os meses de janeiro e março.

    Imagens de câmeras de segurança mostraram as ações dos ladrões. “Não podemos deixar o comércio à mercê de criminosos. Nosso objetivo é a aplicação da lei penal e garantia da ordem publica”, salientou ela, que explicou o modo de agir dos bandidos.

    “Descobrimos que a autoria recaía sobre um casal, sendo dois moradores de Santa Cruz do Sul. Vinham praticando esses crimes, com ele pilotando a motocicleta enquanto ela entrava nos estabelecimentos e subtraía os itens”, explicou. Depois os autores fugiam na moto.

    Delegada Lisandra chefia investigação

    Lisandra acredita que parte dos itens furtados eram trocados por drogas, para sustentar o vício em entorpecentes dos acusados. “Tivemos imagens das câmeras desses locais, em que foi possível identificar com clareza essa mulher. Ambos confessaram o cometimento dos crimes, e contaram detalhes, até para quem estavam vendendo.”

    Eles são acusados do crime de furto qualificado, com a qualificadora – que pode aumentar a pena – elencada pelo concurso de agentes. Os policiais descobriram ainda outros delitos cometidos pela mulher em Santa Cruz.

    Ela chegou a ser presa em flagrante pela Brigada Militar em 28 de fevereiro de 2023, após furtar produtos de um atacarejo em Santa Cruz. Chegou a permanecer no presídio alguns dias e depois foi liberada. “Diante dessa sequência reiterada de delitos, era necessário frear o ímpeto criminoso e reestabelecer a justiça e a segurança no município”, finalizou a delegada Lisandra.

    Leia também