Programação de sexta-feira foca em eficiência energética, eletrificação no agro e inclusão das mulheres no setor
A programação do último dia da Expoagro Afubra, nesta sexta-feira (28), será marcada por debates sobre energias renováveis, mobilidade sustentável e o papel das mulheres no agronegócio. Logo cedo, às 8h30, ocorre a 4ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos, no Setor dos Animais, reunindo criadores de Rio Pardo, Pantano Grande e Santa Cruz do Sul.
O 2º Seminário de Energias Renováveis começa às 9h, na Arena Energia Verde, abordando soluções como sistemas híbridos, off-grid e grid zero para maior eficiência energética nas propriedades rurais. Pela manhã, também ocorrem a Câmara Especializada de Agronomia, organizada pelo CREA-RS, e uma audiência pública da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar para discutir os desafios do Proagro e a securitização de dívidas.
Destaque para o espaço de inovação, que recebe, a partir das 10h, a apresentação de cases de mulheres rurais empreendedoras e, ao meio-dia, a premiação Afubra/NIMEq, em parceria com a UFPel e a Unisc. À tarde, o debate sobre eletromobilidade ganha espaço no seminário de energias renováveis, com temas como carregadores veiculares e eletrificação no agronegócio.
Encerrando as atividades, o painel “Mulheres que Fazem do Agro o Seu Chão!”, promovido pelo Banrisul, acontece às 13h no Auditório 1, reforçando a importância da presença feminina no setor. Já a cerimônia de encerramento da Expoagro inicia às 17 horas.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos