Política

Vereadores aprovam projeto que torna Galinha Recheada patrimônio de Santa Cruz

Publicado em: 28 de março de 2022 às 17:21 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:40
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Bender/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prato típico da culinária alemã foi oficializado na tarde desta segunda-feira

    Os vereadores de Santa Cruz do Sul aprovaram o projeto de lei que declara a Galinha Recheada como Patrimônio Histórico, Cultural e Gastronômico do município. O prato, típico da culinária alemã, é resgatado através de um festival que ocorre desde 2017 na localidade de Rio Pardinho, no primeiro final de semana de setembro. Lideranças da comunidade estiveram acompanhando a votação no Plenário Nilton Garibaldi nesta segunda-feira (28). A matéria teve voto contrário da vereadora Bruna Molz (Republicanos).

    Com a aprovação, o Festival Nacional da Galinha Recheada está incluso no Calendário de Eventos do município. Também, a partir de agora, a prefeitura poderá promover ações e buscar parcerias para viabilizar pesquisas, projetos e campanhas relativos à Galinha Recheada, além de criar grupos de estudos e de trabalhos, desenvolvendo atividades junto às escolas do município, gastronômicas, chefes de cozinha e atrativos turísticos, pensando em preservar a receita e transformar o prato típico em um símbolo de Santa Cruz.

    Ainda, durante a sessão, foi aprovado a abertura de crédito no montante de R$ 4.160.100,00 para custear despesas da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.