Percentual é considerado cauteloso diante do atual cenário, especialmente no Rio Grande do Sul
O setor do comércio deve ter um crescimento tímido em 2025. A expectativa de percentual ainda está sendo calculada pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) Santa Cruz do Sul, porém o presidente Ricardo Bartz adianta que o índice deve ficar em torno de 5%.
Segundo ele, a entidade ainda está atualizando os dados, não só a nível de região, mas também com relação ao Estado. “A Federação Varejista vem fazendo esse trabalho também para tentar entender como e quanto que o comércio de varejo vai crescer no Estado e regionalmente”, ressalta. Conforme Bartz, alguns setores sentiram um impacto maior no período pós-enchente, uma vez que algumas pessoas perderam parte ou tudo que possuíam.
O presidente da CDL Santa Cruz explica de que maneira essa expectativa de percentual de crescimento é calculada. O índice leva em consideração a expectativa de vendas por parte do lojista, o poder de compra do consumidor e aspectos financeiros, como a inflação. Desta maneira a entidade busca entender quanto recurso vai estar disponível na mão para consumo em termos de varejo e serviços.
Bartz ainda considera o cenário cauteloso, seguindo a linha dos últimos cinco anos, desde a pandemia. Para ele, é preciso analisar o comportamento das diferentes gerações, que ao mesmo tempo são consumidoras e mão de obra. “Eu não diria otimista, eu diria que é ainda um cenário cauteloso. Depois da pandemia para cá, o comércio tradicional de varejo ele apanha, tem apanhando muito. Alguns segmentos se destacam mais entre outros, por conta de algumas datas específicas. Mas em linhas gerais, o varejo tradicional vem sofrendo muito, principalmente depois da pandemia. Mudou a forma de fazer negócio, mudou a forma de como as pessoas estão consumindo e isso ainda impacta o varejo, porque muitas operações não conseguiram se adaptar a essas formas de consumo”, salienta.
Ainda de acordo com o presidente da CDL, o comércio como um todo precisa entender as mudanças e o que seus consumidores, de diferentes faixas etárias e gerações, desejam consumir.
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