Ex-vereador foi condenado pela Justiça a 9 anos e 7 meses de prisão em regime fechado
A defesa do ex-vereador Paulo Henrique Lersch vai recorrer a decisão da Justiça que condena o ex-vereador a pena de nove anos e sete meses de prisão em regime fechado pelos crimes de concussão (crime de vantagem indevida) e coação (ameaça de testemunhas) durante o processo. Além disso, Lersch terá que devolver os valores arrecadados por meio da "rachadinha", às ex-servidoras que não recebiam o salário integral. A sentença saiu nesta terça-feira (28).
De acordo com o advogado Felipe Tonetto, a defesa vai entrar com um recurso para a redução da pena e absolvição do crime de coação no mérito do processo. "Consideramos a decisão pesada e vamos recorrer já nos próximos dias. Além disso, vamos trabalhar para que ele responda em liberdade", afirmou.
A mãe de Lersch, Nersi Ana Backes, acusada de associação criminosa e concussão, foi absolvida pela Justiça pelo fato das provas não comprovarem o envolvimento dela nos crimes.
Paulinho está preso desde o dia 5 de junho em desdobramento da Operação Feudalismo, do Ministério Público, que apontou a existência de um esquema criminoso de captação de parte dos salários de servidores da Câmara.
Ex-assessor
O ex-assessor de Lersch, Carlos Henrique Gomes da Silva, também foi condenado pelo crimes de coação e concussão. A pena, no entanto, é de quatro anos e seis meses de reclusão em regime semiaberto, além do pagamento de multa. Ele chegou a ser preso na Operação do MP, mas foi liberado por colaborar com as investigações.
Notícias relacionadas
Vera Cruz conquista primeiro lugar no Prêmio Índice de Governança Municipal
Reconhecimento foi recebido pelo prefeito Gilson Becker
Vereador aponta uso político e cobra climatização do Arnão da atual gestão
Serginho Moraes (PL) destaca que a climatização do Arnão é um projeto considerado complexo que exige um alto investimento
Sérgio Moraes admite possibilidade de rompimento do contrato com a Corsan: “podemos até municipalizar”
A declaração surge após a população relatar alterações no gosto e no cheiro da água que chega nas torneiras
Anúncio do secretariado do governo de Sérgio Moraes será em 1º de janeiro
Neste momento, o foco está na transição de governo, com visita às secretarias para levantamento da situação administrativa