Encontro ocorre na terceira quinta-feira de cada mês
Na terceira quinta-feira de cada mês, o antigo prédio de dois andares, em Centro Linha Brasil, em Venâncio Aires, se transforma em um ponto de encontro animado e informativo para cerca de 80 idosos. Neste local que abriga a capatazia do distrito, também se reúnem os participantes do grupo de saúde Bem Viver, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Saúde e voltada para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
Leia também: Resultados das inscrições para rede municipal de ensino podem ser consultados a partir desta sexta
Assim que os idosos chegam, eles são convidados a apresentar o cartão de saúde, para a aferição da pressão arterial, peso e altura. Em seguida, inicia a palestra informativa, com um especialista da temática escolhida, que aborda desde a prevenção de doenças até questões de higiene e limpeza. Conforme o técnico em Enfermagem, responsável pelo grupo, Clênio Ricardo Strassburger, a iniciativa possibilita o acompanhamento da saúde dos pacientes.
“Como aferimos a pressão, o peso e a altura em todos os encontros, conseguimos assistir o paciente em todos os meses e também conseguimos prevenir possíveis doenças ou problemas futuros. Por exemplo, neste dia, certificamos que não houve alteração da pressão arterial de nenhum dos participantes.”
Contudo, a programação do grupo não encerra ao término da palestra. Isso porque depois do bate-papo, o técnico de enfermagem recolhe as receitas médicas dos participantes e dá início a partida de jogo de loto. Enquanto os idosos se divertem, o profissional de saúde separa os medicamentos para ser entregue aos pacientes. A doutora Dayana Navarro Ramirez, lotada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Linha Brasil, fica à disposição para acolher as dúvidas dos pacientes.
“Com o grupo de saúde podemos promover o bem-estar, a integração e o lazer, através do jogo de loto, que é algo que eles gostam muito. Assim, podemos oferecer cuidados médicos básicos e promover um espaço de aprendizado e diversão, fazendo com que socializem e ocupem a mente”, enfatizou a doutora Dayana Navarro Ramirez.
O grupo de Centro Linha Brasil é referência no município. A expectativa, conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, é reproduzir a iniciativa em outras localidades. O encontro mensal no 5º distrito conta com 100 idosos inscritos, considerado como o maior da região. Assim, o antigo prédio, que antes estava desativado, passou por melhorias para se tornar o local do Bem Viver.
Notícias relacionadas
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira
Evento festivo de cursilhos mobiliza cursilhistas de 51 paróquias
Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado