Geral

UFRGS é a melhor universidade federal do Brasil

Publicado em: 27 de novembro de 2017 às 11:38 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:05
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Gaúcha
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A universidade chegou a 4,29 pontos em uma escala que vai de 1 a 5 e atingiu a faixa máxima do conceito

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a melhor universidade federal do país de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2016, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Educação (MEC). A universidade chegou a 4,29 pontos em uma escala que vai de 1 a 5 e atingiu a faixa máxima do conceito — algo que só 1,5% das instituições de Ensino Superior conseguiram neste ano. 

    Entre todas as universidades do Brasil, o primeiro lugar ficou com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que somou 4,37 pontos. No Rio Grande do Sul, a UFRGS é seguida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ficou com conceito na faixa 4 (3,80) e pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), também na faixa 4 (3,76). Depois vêm as particulares Unisinos (3,51) e PUCRS (3,49), ambas também com conceito final 4 — atingido por 17,4% das instituições de Ensino Superior avaliadas no triênio 2014-2016.

    A avaliação do MEC é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São consideradas, para o cálculo, a qualidade dos cursos, revelada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.