Durante a enchente, o sistema de captação de água para ser tratada ficou totalmente submerso em Rio Pardo, o que provocou desabastecimento
A equipe de eletromecânica da Corsan está instalando, no sistema de captação de água no rio Jacuí, em Rio Pardo, duas bombas anfíbias, que funcionam submersas em situações de alagamentos como os que ocorreram na enchente de maio no Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 1 milhão – incluindo as readequações das bombas a novas redes que estão sendo implantadas -, haverá mais confiabilidade de abastecimento, mesmo em caso de variação brusca do nível do rio.
Durante a enchente deste ano, o sistema de captação de água para ser tratada ficou totalmente submerso em Rio Pardo, o que provocou desabastecimento em toda a cidade. Um estudo feito depois das cheias, apontou melhorias que precisavam ser feitas, entre elas a instalação de bombas anfíbias. A previsão é de que os novos equipamentos estejam funcionando até dezembro, quando as bombas antigas deverão ser desativadas.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min