CADA GOTA CONTA

Santa Cruz sediou encontro sobre reservação, irrigação e piscicultura

Publicado em: 27 de setembro de 2024 às 11:49
  • Por
    Portal Arauto
  • EVENTO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA OCORREU NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA, NA UNISC | NÍCOLAS DA SILVA
    compartilhe essa matéria

    Evento RS Sustentável, promovido pela Assembleia Legislativa, ocorreu no Anfiteatro da Unisc nesta sexta-feira

    O segundo encontro do “‘RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate Sobre Água é Agora” foi realizado em Santa Cruz do Sul na manhã desta sexta-feira (27), no Anfiteatro da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A série de seminários sobre Reservação de água, Irrigação e Piscicultura havia sido temporariamente suspensa por causa das cheias e subsequentes etapas de resgate, da recuperação emergencial da infraestrutura das regiões e do processo de reestruturação do Estado, que ainda segue. O primeiro simpósio aconteceu em Sobradinho, no dia 26 de abril. O evento desta sexta também representou a retomada dos encontros e da discussão dessa pauta levantada pela Assembleia Legislativa gaúcha.

    O presidente da AL, Adolfo Brito, frisou que esse debate faz parte de um trabalho preventivo: “não queremos avançar o sinal quanto ao meio ambiente. Estamos cheios de problemas climáticos e não podemos agredir a natureza”, resumiu. A programação contou com falas do presidente Brito, de representante da Reitoria da UNISC, além de Marcelo Camardelli Rosa, secretário-adjunto da SEMA; Claudinei Baldissera, extensionista rural da EMATER/ASCAR-RS; Carmen Lúcia de Lima Helfer, vice-presidente do Corede/Vale do Rio Pardo; Simone Schneider, secretária municipal do Meio Ambiente; e Gerson Trevisan, presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul.

    Os painéis temáticos foram apresentados por José Enoir Daniel, assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS; Cassio Arend, advogadoe doutor em Direito Ambiental; Alexandre Hahn, técnico em agronegócio; e Idioney Oliveira Vieira, presidente do Fórum dos Coredes RS.

    A ideia central consiste em discutir e elencar alternativas que direcionem para a elaboração de um Marco Legal a ser ratificado pelo Parlamento. Projetos que possam enfrentar a raiz dos problemas recorrentes em períodos de seca a partir de propostas de armazenagem de água e sistemas irrigatórios, e que garantam produção agrícola sustentável e segurança jurídica.

    Leia também