A Casa de Cultura de Vera Cruz agrega o Memorial da Apicultura Professor Hugo Muxfeld. Por qual razão? Descubra aqui
Ao percorrer a Casa de Cultura de Vera Cruz, um dos ambientes pode despertar a curiosidade, especialmente das novas gerações, por concentrar o chamado Memorial da Apicultura Professor Hugo Muxfeld, instalado em dezembro de 1999. Muxfeld não era vera-cruzense, nasceu em Nova Petrópolis, em 13 de dezembro de 1904.
Também nunca morou na Capital das Gincanas. Ele era professor, apicultor, músico, alfaiate, radialista, entre outros ofícios mais. Mas qual a relação dele com Vera Cruz, afinal?
A resposta está na trajetória do primeiro prefeito local, Nestor Frederico Henn, que também se dedicava à apicultura. Muxfeld e Henn criaram um forte laço de amizade ao participarem de congressos sobre o tema. E quando foi fundada a Associação dos Apicultores de Vera Cruz, Hugo Muxfeld elaborou o projeto e ministrou o curso aos apicultores vera-cruzenses.
Cabe lembrar que na gestão de Nestor foi criada, em 1969, a Associação Vera-cruzense de Apicultura, a AVA, incentivada pelo gestor e respaldada pelos conhecimentos do professor Muxfeld. Depois, ganhou a denominação de Aapiverc, Associação dos Apicultores de Vera Cruz.
“Tio Hugo”, como era conhecido, tinha admiração por Frederico Augusto Hannemann, considerado o “pai da apicultura no Brasil”, por trazer as primeiras abelhas de navio da Europa em cestos de junco, radicando-se em Passo da Areia, onde adquiriu terras e construiu a Fazenda Abellina, no município de Rio Pardo. Muxfeld sonhava em homenagear Hannemann com um museu, mas faleceu sem essa realização.
Vera Cruz possui descendentes de Hannemann, entre eles o ex-prefeito Heitor Petry, que não mediu esforços nas tratativas com a família de Muxfeld para obter pertences pessoais que pudessem motivar a implantação do Memorial.