INTERIOR DE SANTA CRUZ

Prosseguem serviços de ampliação da rede hídrica em São Martinho

Publicado em: 27 de setembro de 2024 às 18:59
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Claudine Friedrich
    compartilhe essa matéria

    Os trabalhos devem contemplar 33 novas famílias

    Moradores do distrito de São Martinho, no interior de Santa Cruz do Sul, poderão se deparar com operadores e maquinários trabalhando nas vias públicas pelos próximos dias. Isso porque o Departamento Municipal de Redes Hídricas (Demurh), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, vem dando continuidade, desde a última semana, às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água potável na localidade. Nesta etapa, serão instalados mais oito quilômetros de rede hídrica, para contemplar 33 novas famílias. A vazão do poço é de 14,7 litros por hora, e a previsão é de que os serviços sejam finalizados já nos próximos dias, a depender das condições climáticas.

    Foto: Claudine Friedrich

    Um dos beneficiados pela obra é o produtor rural Elirio Nelson Von Frühauf, que, na quarta-feira passada (18), acompanhava com atenção os serviços de instalação de rede nas proximidades de sua propriedade. Aos 72 anos, ele finalmente pode comemorar a chegada de água em abundância nas torneiras da residência onde vive com a família há mais de 12 anos. “Sempre tivemos que poupar muito aqui, porque se a chuva falta já ficamos sem abastecimento para oferecer aos animais que criamos e até para o próprio consumo, para beber, para o banho”, relatou, visivelmente satisfeito com a resolução de um problema histórico da comunidade.

    A alegria dele é compartilhada por outros 206 moradores de São Martinho. Em março deste ano, foram entregues 36 quilômetros de redes novas, abastecendo 113 famílias. Em um contrato anterior, de 2018, outros oito quilômetros foram construídos no distrito, atendendo 60 economias. As duas estações de bombeamento e reservação possuem capacidade para 60 mil litros de água cada uma. No total, os investimentos somam mais de R$ 3 milhões.