O coronel Giovani Paim Moresco falou sobre os indicadores de mortes registrados no município
O aumento dos casos de homicídios registrados em Santa Cruz do Sul tem chamado à atenção da comunidade. Em agosto, num período de 10 dias, quatro pessoas foram assassinadas no município. O caso mais recente ocorreu no Centro da cidade, resultando na morte de Cristian Alan dos Santos Carvalho, de 17 anos, e Maria Cristina dos Santos, de 54 anos, mãe e filho, respectivamente.
O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, destaca que as desavenças estão entre os principais causadores de assassinatos no município. “Temos o registro de 14 homicídios consumados, com os mais variados motivos. Um que nos chama mais atenção é o motivo das desavenças, também conhecido como ‘rixa’, mas que envolve o mesmo contexto social. Ocorre de as pessoas não se aceitarem em determinado momento e culminarem, como foi, possivelmente, em casos recentes, com uso de disparos de arma de fogo, caracterizando assim, um homicídio”, explica.
Moresco ressalta que o cenário é preocupante. Segundo ele, apesar de o termo “homicídio” ser popularmente associado ao tráfico, este não é o maior causador no caso de Santa Cruz. “Aqui temos motivos passionais, desavenças e motivos desconhecidos. E, pela análise da Brigada Militar, para efeitos de prevenção, apenas quatro casos envolveram o tráfico”, revela.
Em relação ao aumento de homicídios na cidade, Moresco destaca o trabalho de segurança da Brigada Militar e faz uma reflexão sobre os motivos que estão levando às mortes. “O que está acontecendo com as pessoas para que sejam levadas a resolver suas desavenças tirando a vida de outra pessoa? Isso nos traz uma preocupação. Precisamos ter uma consciência estratégica do que estamos apostando no presente para podermos plantar um futuro melhor. E isso precisa ser realizado pela sociedade como um todo”, considera.
Notícias relacionadas

Fernando Sodré deixa chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul
Mudança ocorre pós desgaste com delegacia especializada no atendimento às mulheres

Homem destrói casa e ameaça matar mulher que queria deixá-lo em Santa Cruz
Acusado, que foi preso em flagrante pela Brigada, causou situação após vítima anunciar que iria embora da casa onde moram

“Abusador não tem cara”, diz promotora que denunciou ex-padre por estupro de adolescentes
Para Maria Fernanda Cassol Moreira, repercussão do caso deve servir para alertar pais a ficarem atentos ao comportamento dos filhos

Identificado jovem morto a tiros no Bairro Santa Vitória
Homicídio de Rafael Eduardo Benta aconteceu na madrugada desta quinta-feira