Órgão monitora o Rio Pardinho e arroios de Santa Cruz, fornecendo suporte aos ribeirinhos
Na semana em que o Vale do Rio Pardo registrou chuva forte e a água invadiu a casa de algumas famílias ribeirinhas em Santa Cruz do Sul, o Arauto Atualidades conversou com o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, tenente José Joaquim Dias Barbosa, sobre como é o trabalho do órgão em situações como a ocorrida nesta semana.
Atualmente, a Defesa Civil faz a avaliação do Rio Pardinho e de arroios. Em Santa Cruz, com o aumento das águas, o monitoramento é feito principalmente no Bairro Várzea, a Praia dos Folgados, onde há 108 residências e vivem cerca de 450 pessoas; na Travessa Daer, onde há 25 residências; e na Rua das Carrocinhas, no Bairro Dona Carlota, com 75 famílias.
Barbosa ainda orienta que o telefone da Defesa Civil e da Guarda Municipal, parceira do órgão, está disponível para estas famílias ou àquelas que passam por situações como destelhamento, por exemplo, no caso de ventanias, mas esclarece que a ligação deve ser feita apenas em casos de urgência e não para trotes. A ligação é gratuita.
Telefones:
Defesa Civil 199
Guarda Municipal 153
Confira a entrevista:
Notícias relacionadas

Audiência pública esclarece sobre obras e a segurança da barragem
Prefeito informou que a altura da taipa terá uma margem de segurança de aproximadamente três metros acima do nível da água, tendo sido as cotas revisadas após as enchentes de 2024

A sabedoria do tempo
Um empresário, conhecido por sua serenidade e habilidade em resolver problemas, revelou sua forma de agir. Em sua mesa, havia três gavetas, cada uma com um ensinamento sobre como lidar com desafios. Na primeira, estava escrito: Resolver em tempo. Na…

Mutirão do IGP em Santa Cruz antecipa atendimento devido à grande demanda; veja
Ação de emissão de carteiras de identidade tem longas filas no primeiro dia

TCU lança consulta pública para avaliar as pontes do país
Manifestação pode ser feita de forma anônima ou identificada