Geral

Memorial do Chimarrão leva a cultura gaúcha aos alunos de Venâncio Aires

27 de setembro de 2016
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Na região dos vales do Taquari e Rio Pardo foram oito municípios selecionados para participar do projeto

    Através do programa federal 'Mais Cultura nas Escolas', iniciou nesta segunda-feira (26) as ações do projeto 'Memorial do Chimarrão'. Alunos de 1° ao 9° ano do educandário municipal de ensino fundamental Cidade Nova se envolvem em atividades, através da parceria do Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto Escola do Chimarrão. A proposta é ampliar o conhecimento sobre a cultura gaúcha. Na região dos vales do Taquari e Rio Pardo foram oito municípios selecionados e a Emef Cidade Nova é a única de Venâncio Aires.

    A diretora Rosemeri Beier reforça que o objetivo é integrar uma proposta pedagógica com ações artísticas e culturais. Na programação consta sessão de cinema comentado com contos gauchescos de João Simões Lopes Neto; palestra sobre a história, usos e costumes e origem do chimarrão, além da roda de chimarrão com os alunos e oficina prática de ensino do preparo do mate.

    Durante esta terça-feira (27) as ações continuam com palestra às turmas de 7º, 8º e 9º anos. O palestrante é Rogério Bastos, professor, jornalista, produtor de rádio e televisão e vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore. Na sequência, haverá contação de histórias e brincadeiras folclóricas com as séries iniciais, além de sessão de cinema com o filme gaúcho Neto e o domador de cavalos, de Tabajara Ruas.

    Vídeos curtos