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Rede Estadual do Rio Grande do Sul mantém performance constante nas notas de desempenho

Publicado em: 27 de agosto de 2024 às 10:02 Atualizado em: 27 de agosto de 2024 às 10:26
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Nícolas Silva
  • Foto: Arquivo Arauto
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    Esta é a primeira avaliação do Inep realizada após a pandemia de Covid-19

    Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados na quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a Rede Estadual no Rio Grande do Sul manteve um rendimento constante nas notas de desempenho. Nesta edição, a participação dos estudantes gaúchos da rede pública aumentou em todas as etapas avaliadas.

    O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, destaca que o Ideb é o principal índice de desenvolvimento da educação básica. “Ele é um fator que consegue, de fato, medir a qualidade, a aprendizagem e quais habilidades que o aluno ainda precisa desenvolver. Ele faz um comparativo entre as escolas e os dados que temos relativos à educação”, explica.

    Quanto ao desempenho da região, o coordenador da 6ª CRE considera a avaliação dos resultados divulgados como positiva. “Dentro do índice da média dos anos iniciais, das 56 escolas avaliadas, somente sete não atingiram a média estadual. Das 54 avaliados no Ensino Fundamental (anos finais), nove não atingiram a média. No Ensino Médio, das 27 escolas, apenas três não alcançaram a média, com todas as demais escolas garantindo a média estadual, com resultados impactantes para nós”, evidencia.

    Na Rede Estadual, o levantamento do Ideb 2023 revelou que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Estado obteve a nota de 5,8. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o indicador foi de 4,7, enquanto no Ensino Médio a nota foi de 3,9.

    Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram aplicados entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro de 2023, período em que o Estado enfrentava as consequências dos eventos meteorológicos no Vale do Taquari, que comprometeram o acesso aos locais onde as provas estavam sendo realizadas.

    Esta é a primeira avaliação do Inep realizada após a pandemia de Covid-19, que afetou toda a rede de ensino e diminuiu a participação dos estudantes na prova de 2021. Os resultados, que avaliam a qualidade da educação por meio de provas de Português e Matemática e das taxas de aprovação nos anos finais das etapas de ensino analisadas, são utilizados para orientar as políticas educacionais.