Desafios e oportunidades, como o cigarro eletrônico, para o setor serão explanados no encontro em Esteio nesta quarta-feira
O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, participa nesta quarta-feira (28), do Fórum “Tabaco – Desafios e Oportunidades no Brasil”. O encontro é promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) e a Rede Pampa e será realizado na Expointer, na casa da emissora no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O Fórum ocorre das 9h às 12h.
A abertura prevê a participação do vice-governador do RS, Gabriel Souza, do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adolfo Brito, do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, e do presidente do Sistema Fiergs e do Simers, Cláudio Bier. Após, o Fórum será aberto e dividido em dois painéis, com a mediação da apresentadora Gabriela Markus.
No primeiro painel o tema será “DEFs: Brasil na contramão do mundo” e abordará como o páis, maior exportador de tabaco há mais de 30 anos, perde protagonismo no mercado internacional devido à falta de regulamentações claras para os Derivados de Produtos Fumígenos (DEFs). Os painelistas são Edimilson Alves, presidente da Abifumo; Alessandra Bastos, diretora da Anvisa 2017/2020; senador Luís Carlos Heinze; deputado federal Alceu Moreira; secretário da Agricultura do RS, Clair Kuhn; secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini; e o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva.
“Novas tecnologias, novas oportunidades” é o tema do segundo painel e abordará como a regulamentação dos DEFs pode abrir novas oportunidades para o setor do tabaco no Brasil. A regulamentação adequada pode atrair investimentos, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento econômico do país. Os painelistas serão o presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher; deputado federal Pedro Westphalen; presidente do SindiTabaco, Iro Schünke; secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo; deputados estaduais Marcus Vinicius, Elton Weber e Edivilson Brum; e o produtor rural Giovane Weber.
Para o Presidente da Afubra, a discussão é pertinente, pois os DEFs estão no mercado e precisam ser debatidos. “Nós, da Afubra, defendemos os dispositivos que usam o tabaco como produto, ou mesmo, a nicotina líquida, desde que extraída da folha de tabaco. Apoiamos a regulamentação nestes termos, para que os produtores não sejam prejudicados”.
Notícias relacionadas

Deputado destaca relevância de programa agrícola: “valor importante e substancial”
Iniciativa prevê investimento de R$ 903 milhões para apoiar a recuperação socioeconômica e ambiental das comunidades rurais gaúchas

Conab anuncia compra e doação de sementes para a agricultura familiar gaúcha
Com a abertura do sistema, a Companhia atende reivindicação do setor, que foi impactado pelas mudanças climáticas no estado

Tradicional Encontro de Famílias Rurais reúne 14 grupos em Cerro Alegre Baixo
Organização espera receber 300 pessoas ao longo do dia

Encontro de Famílias Rurais reúne comunidade em Cerro Alegre Baixo nesta quinta-feira
Programação inclui palestra sobre violência contra a mulher, gincana, doações e atividades culturais