Política

Vereadora sugere instalação de travessias elevadas nas proximidades de creches e escolas

Publicado em: 27 de junho de 2023 às 08:01 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 17:12
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Projeto Travessia escolar segura foi apresentado por Claudete Cittolin e segue para análise da Administração Municipal

    Uma indicação da vereadora Claudete Cittolin (PSD) pode ser implementada pela Administração de Venâncio Aires, após análise de secretários e profissionais da área urbana e do trânsito do município. A parlamentar sugeriu a criação do projeto piloto Travessia escolar segura, que visa a instalação de travessias elevadas nas proximidades das creches e escolas da área urbana. O objetivo, de acordo com Claudete, é melhorar a acessibilidade e segurança aos educandários.

    Conforme o documento apresentado pela vereadora, o município deverá ter um cronograma de instalação da travessia para que todas as escolas e creches sejam abrangidas. "É importante salientar a importância [da travessia elevada] para pessoas com necessidades especiais, pois o acesso até a escola se tornará muito mais seguro", destaca. Claudete salienta que também deverá ser realizado um trabalho de conscientização com pais, alunos e profissionais dos locais de educação, bem como divulgação e orientações para os motoristas. 

    "Podemos considerar alguns aspectos importantes, como a melhora das condições de acessibilidade e segurança dos alunos e pedestres nas vias públicas, a ampliação da visibilidades da travessia dos pedestres possibilitando que o motorista visualize as crianças na travessia, assim como a redução da velocidade por parte dos automóveis", explica.

    A parlamentar explica que a faixa elevada deverá estar nivelada com as calçadas, oferecendo segurança e praticidade. "As travessias elevadas, também conhecidas como faixas elevadas ou lombofaixas, e estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas do país, já presentes em várias cidades brasileiras. Elas são usadas como item de segurança e seu objetivo é fazer com que os motoristas priorizem o momento e o espaço dos pedestres."

    O documento, após passar por análises na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, foi encaminhado à Administração Municipal.