SANTA CRUZ

Prova da Fórmula Truck deve marcar reinauguração do Autódromo

Publicado em: 27 de maio de 2025 às 20:28
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Divulgação / Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Prefeitura executou o recapeamento total da pista e do pit lane – uma área de 44.311,37 metros quadrados

    O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul está cada vez mais perto de retomar seu lugar entre os grandes palcos do automobilismo brasileiro. Em vistoria realizada ao local na manhã desta terça-feira (27), o prefeito Sérgio Moraes se mostrou muito satisfeito com o resultado das obras de recapeamento asfáltico da pista. A visita contou com a presença de Roberto Cirino, um dos principais nomes do automobilismo nacional, que confirmou a realização de uma grande prova da Fórmula Truck para 14 de setembro – evento que deve marcar oficialmente a reinauguração do espaço.

    O Autódromo, construído por Sérgio Moraes em 2005, durante sua gestão anterior como prefeito de Santa Cruz do Sul, foi encontrado em situação crítica no início deste ano. Nos primeiros dias de seu novo governo, o prefeito visitou o complexo, que apresentava um cenário precário. “Encontramos o autódromo em estado de total abandono. Havia infiltrações, danos severos na rede elétrica e de climatização, mofo nas paredes, pichações, vidros quebrados, ferrugem nas estruturas metálicas e uma pista em condições extremamente degradadas. Cheguei a retirar com as mãos um pedaço de asfalto que simplesmente se esfarelava”, relembrou Moraes.

    A realidade, porém, começa a mudar. Atendendo às exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para a homologação de eventos oficiais, a Prefeitura executou o recapeamento total da pista e do pit lane – uma área de 44.311,37 metros quadrados. Segundo o engenheiro civil do Município, Everton Ferreira, os trabalhos incluíram fresagem com nivelamento eletrônico, limpeza da pista com jato de ar comprimido e aplicação de uma nova camada de asfalto de alta performance. Os serviços foram realizados pela Ditrevi Engenharia, empresa que foi licitada pela Prefeitura para a execução da obra. Agora, com a conclusão da pista, está aberto novo processo licitatório para que seja feita uma reforma geral das estruturas prediais.

    As expectativas do prefeito para a transformação do complexo são grandes. “Queremos transformar este autódromo em um dos mais bonitos do Brasil. Estamos investindo com responsabilidade, com visão de futuro. Tenho plena convicção de que esse investimento retornará em forma de desenvolvimento econômico, geração de empregos, estímulo ao turismo e valorização da nossa cidade. Em setembro, durante a Fórmula Truck, queremos devolver este espaço à comunidade em sua melhor forma, com uma grande festa popular”, declarou.

    Roberto Cirino – CEO da Fórmula Truck – mostrou-se bastante entusiasmado com a mudança, que já é visível. Depois de dar uma volta por toda a pista junto com o prefeito, elogiou a qualidade do serviço realizado e destacou o potencial de Santa Cruz do Sul no cenário automobilístico nacional. “A pista está excelente para as competições. Agora é finalizar a parte estética, preparar o entorno e mostrar ao Brasil o que esta cidade tem a oferecer. São apenas dez cidades com autódromos no país – isso é um patrimônio que precisa ser explorado. Esta revitalização representa muito para o automobilismo e se mostra como uma grande oportunidade de crescimento para Santa Cruz do Sul”, afirmou.