Em regime de urgência foi aceito o projeto de lei do Executivo que abre crédito especial de mais de R$ 88 mil para custear despesas da Secretaria da Saúde, e da Secretaria de Segurança e Trânsito
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão ordinária nessa segunda-feira (26) quando foram aprovados oito projetos. A reunião, conduzida pela presidente Nicole Weber, contou com a presença do vereador suplente Altemir Tormann na vaga do titular Licério Agnes. O Plenário aprovou ainda um novo horário de funcionamento a partir da próxima sessão, com início às 15h.
Em regime de urgência foi aprovado projeto de lei do Executivo que abre crédito especial no montante de R$ 88.116,84 para custear despesas da Secretaria da Saúde, e da Secretaria de Segurança e Trânsito.
Da Ordem do Dia foi aprovado projeto de lei que altera a lei que dispõe sobre os quadros de cargos e funções do município. Ainda foi aprovada a cedência do uso de imóvel e equipamentos à Cooperativa Regional de Alimentos (Ltda) – Coopersanta. Ainda foi aprovada a cedência do uso do ginásio de esportes de Linha Pinheiral à Associação Esportiva e Recreativa Pinheiral.
De autoria do vereador Edson Sortica (PL) foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a prestação de contas por parte de quem recebe recursos financeiros municipais, estaduais e federais. Já de autoria do vereador Abel Trindade (PL) foi aprovado projeto de lei que proíbe o consumo de maconha e substâncias entorpecentes. O vereador Raul Hermes (PL) teve aprovado projeto de lei que institui o Programa Municipal Censo e Cadastro das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Leia também
Informações
O vereador Jéferson Redondo (Republicanos) requer informações sobre o quantitativo de ginásios existentes vinculados à Secretaria de Educação; o quantitativo de ginásios existentes vinculados à Secretaria de Esporte e Lazer.
O Professor Cleber (União Brasil) requer informações sobre a situação do Conselho Municipal Sobre Álcool e outras drogas (COMAD) e o Recurso Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas (REMAD). Raul Fritsch (Republicanos) requer informações sobre o concurso Público para contratação na área da Educação; e o atendimento prestado no Centro Materno Infantil – CEMAI.
Licério Agnes (PSDB) requer informações sobre a construção de ponte sobre o Arroio das Pedras. Jair Eich (PP) apresentou pedido de informações sobre o atendimento de gestantes no Pronto Atendimento; a pavimentação asfáltica de 1 km na estrada Três Mártires. Também indica ao Consórcio TCS a disponibilização de horários de ônibus que contemplem a Rua Horácio da Veiga; a instalação de parada de ônibus na Avenida Castelo Branco.
O vereador Professor Cleber (União Brasil) requer a colocação de placa proibindo a colocação de lixo na rua Guilherme Kuhn; a colocação de placas sinalizadoras de trânsito na Travessa Kern; a instalação de câmera de segurança na entrada do Loteamento Beckenkamp; a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Barão do Arroio Grande com o Corredor Frey; a instalação de redutor de velocidade defronte à Associação Educacional Cantinho Feliz; a instalação de sala radiológica pediátrica junto ao CEMAI.
Edson Azeredo (PL) indica a realização de melhorias e pavimentação da Entrada Goldschmidt. Raul Hermes (PL) indica a realocação de container de lixo na Rua Ramiro Barcelos; a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos na Avenida Léo Kraether; a desobstrução de bueiro na Travessa Panambi; a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos na Rua Vereador Benno João Kist.
Andrei Barboza (PDT) indica a reconstrução de parada de ônibus coberta no Corredor Lopes Dias; a finalização do asfaltamento da rua Acre; a realização de levantamento sobre a arrecadação bruta de cada distrito; a implantação de acostamento e calçadas na Rua Dona Carlota; melhorias no portão de acesso ao estacionamento do Posto Faxinal; a limpeza e melhoria no escoamento dos bueiros na Avenida Gaspar Bartholomay; melhoria nos paralelepípedos de acesso à Feira Rural; a sinalização de estacionamento prioritário para pacientes em atendimento no CEMAI e na UPA.
Gerson Vargas (PP) requer a instalação de duas paradas de ônibus envidraçadas no Corredor Frey; a instalação de uma placa proibindo colocação de lixo na Rua Felipe Spies; a pavimentação da Rua Padre Inácio Eidt; a pavimentação da Rua Camaquã; a reavaliação dos critérios de renda familiar exigidos para acesso à castração gratuita de animais.
Luizinho Ruas (PSB) requer melhorias no calçamento na Rua da Figueira esquina com a Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann. Jeferson Redondo (Republicanos) requer o recapeamento asfáltico na Rua Petrópolis; a limpeza e retirada de entulhos nos fundos do Centro Social Marista, localizado no Bairro Santa Vitória.
Altemir Tormann Rodrigues, suplente de vereador em exercício do PSDB, requer a instalação de semáforo no cruzamento da Rua Barão do Arroio Grande com o Corredor Frey; a implantação de uma praça em frente à EMEF Leonel de Moura Brizola; a ampliação de horários e itinerários da linha de ônibus que atende o Loteamento Amborst; o cumprimento da Lei nº 6.635/2012, que institui o Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas (COMMAD) e o Recurso Municipal sobre Álcool e Outras Drogas (REMAD).
Edson Sortica (PL) requer melhorias em boca de lobo entupida na Rua Professor Simão H. a Campis. Raul Fristch (Republicanos) requer a instalação de uma parada de ônibus coberta na Rua José do Patrocínio; a desobstrução da boca de lobo na Av. Independência.
Abel Trindade (PL) requer a instalação de semáforo na confluência da Rua Ramiro Barcelos com a Rua Gaspar Silveira Martins; a instalação de semáforo e gradil de proteção na confluência da Rua Gaspar Silveira Martins com a Rua Senador Pinheiro Machado; a reconstrução da Ponte Pênsil Froemming em Rio Pardinho; melhorias estruturais e de segurança viária no Trevo da BR-471.
Serginho Moraes (PL) indica a demarcação de espaço “carga e descarga,” na R. Ruy A. Kaercher. Alberto Heck (PT) indica o transporte de estudantes matriculados no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires; a instalação de um contêiner de lixo orgânico na Rua Capitão Jorge Frantz.
Notícias relacionadas

Senado aprova PEC que inclui guarda municipal na segurança pública
Texto vai para votação na Câmara dos Deputados

Sancionada lei que prevê programa de videomonitoramento para reforçar segurança no interior de Santa Cruz
Iniciativa do vereador Edson Sortica inclui cercamento eletrônico e visa fortalecer o combate à criminalidade nas localidades rurais

Crise orçamentária domina debate na Câmara de Santa Cruz
Situação financeira mobilizou os discursos sobre a necessidade de cortes, já em curso em áreas como Cultura e Esportes

Vereadores aprovam multas para consumo de drogas em Santa Cruz; leia as manifestações
Foram 16 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário