Educação

Falta de profissionais em escolas gera alerta após abertura de nova unidade

Publicado em: 27 de maio de 2025 às 18:30
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Políticos da oposição manifestaram preocupação com os impactos da medida em outras escolas do município durante sessão do Legislativo

    A inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) de Linha João Alves, em Santa Cruz do Sul, foi um dos temas mais comentados na sessão dessa segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores. Embora parlamentares da base governista tenham destacado a nova instituição para ampliação do acesso à educação infantil, políticos da oposição manifestaram preocupação com os impactos da medida em outras escolas do município.

    A abertura da nova creche teria ocorrido a partir da transferência de profissionais de outras unidades e esse processo estaria comprometendo o atendimento, especialmente nas escolas Pingo de Gente e Gente Miúda. “Foram retirados profissionais de outras escolas para viabilizar a abertura da Emei em Linha João Alves. Isso acabou desfalcando outras escolas, prejudicando o atendimento que já era limitado”, afirmou Alberto Heck (PT).

    Na mesma linha, Jair Eich (PP) relatou ter sido procurado por diretores e pais preocupados com a mudança. “Precisamos olhar com atenção e entender que cada ação tem sua reação e consequência”, alertou. O vereador informou ainda que entrou em contato com o líder do governo na Câmara, Edson Azeredo (PL), e que, segundo ele, a situação deve ser resolvida em cerca de 40 dias, com a reposição para atender todas as unidades de forma adequada.

    Leia também