Geral

Aplicativo visa facilitar transporte de cavalos

Publicado em: 27 de abril de 2018 às 08:04 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:05
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Denominada de "Galope", ferramenta emite documentos para movimentação do animal

    A fim de proporcionar agilidade e segurança aos proprietários de equídeos (entre os quais os cavalos), aliado ao uso de novas tecnologias, foi criado o aplicativo para celular “Galope”. O software foi lançado recentemente pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Ele faz parte do Plano Agro + RS e tem o intuito de simplificar e facilitar o transporte do animal.

    Através do aplicativo, o proprietário de equídeo, após baixar o programa e efetuar o cadastro, vai cadastrar também o seu animal, informando dados como vacinas, exames e resenha. O dono do cavalo deverá comparecer na Inspetoria Veterinária, local para validação, levando consigo os exames e a carteira de vacinação do animal. Então, será gerado o Documento Sanitário do Equídeo (DSE), que deverá ser salvo no celular. A partir daí poderá gerar o Documento de Movimentação de Equídeos Identificados (DMEI), de ida e de volta.

    A ferramenta foi criada para agilizar a movimentação dos animais no Rio Grande do Sul, com a emissão de forma mais simples da GTA por meio do celular. O aplicativo pode ser acessado no modo off-line. 

    O software tem o objetivo de facilitar o transporte dos cavalos e, conforme informações do Governo do Estado, o modelo atual de emissão de GTAs vai continuar sendo utilizado. O técnico agrícola da Inspetoria Veterinária de Vera Cruz, Daniel de Bastos Menezes, frisa sobre a importância do produtor ter salvo ou impresso o DSE, bem como o DMEI para que possam ser apresentados quando solicitados pela fiscalização. “No caso dos equídeos serem transportados por um caminhoneiro, estes documentos devem ser repassados ao motorista, seja o arquivo ou o documento impresso”, sublinha.

    Para quem se cadastrou

    Em Vera Cruz e em Vale do Sol ainda é tímida a procura de informação para saber como baixar o aplicado e como usá-lo. No entanto, quem se cadastrou elogia a tecnologia. O vera-cruzense Daniel Schroeder, de 38 anos, baixou o aplicativo logo que o lançaram. Porém, usou pela primeira vez a ferramenta neste fim de semana, dias 21 e 22 de abril, quando foi até Cachoeira do Sul em um rodeio e levou dois cavalos. Antes, ele precisou preencher, assinar e entregar o Termo de Compromisso na Inspetoria de Defesa Agropecuária. 

    Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira, do Jornal Arauto.