Sérgio Vieira, que faz parte do quadro diretivo do clube, é cria da base dos Plátanos e atuou como zagueiro nos anos 1990
Ao longo de 110 anos de história, o Futebol Clube Santa Cruz, que comemorou aniversário nesse domingo (26), construiu sua trajetória pela força de pessoas. Personagens que se dedicaram – e ainda se dedicam – ao máximo para que o dia-a-dia no clube funcione, seja dentro ou fora do gramado do Estádio dos Plátanos.
O ex-zagueiro e atual gerente de futebol do clube, Sérgio Luís Lima Vieira, o Serginho, é um desses personagens. "Sou cria do Futebol Clube Santa Cruz desde a época da Escolinha do Zildo. Me criei aqui dentro. Tive a oportunidade de passar por todas as categorias antes de me profissionalizar", relembra.
Em 1994, Serginho se tornou jogador profissional do clube. Em 1995, participou do descenso, quando o clube não vivia bom momento. "Em 1996 eu saí, logo retornei e como atleta tive a satisfação de fazer parte do acesso para a primeira divisão em 1997. Passou 1998 e 1999, continuei fazendo parte, e presenciei um momento muito importante quando o presidente Telmo Kirst assumiu, onde tivemos uma das melhores sequências dentro do Gauchão. Tivemos a montagem de grandes times, com grandes campanhas e a presença de atletas estrangeiros", conta o gerente.
Além da participação dentro do campo, Serginho tem trajetória trabalhando no clube como Gerente de Futebol, Vice-presidente e também coordenando categorias de base. A experiência de fazer futebol no interior do Rio Grande do Sul é desafiadora. "É muito difícil. As estruturas físicas dos clubes continuam as mesmas porque não da para conciliar, temos que fazer uma opção, e dentro do possível algumas melhorias. A prioridade sempre vai ser fazer futebol, principalmente competitivo, ainda mais no momento que nos encontramos na Divisão de Acesso. Uma das principais dificuldades é você conseguir aliar as duas coisas no interior, que seriam ideais para crescer como time e clube, não ficando em apenas uma situação estagnada", salienta.
Leia mais: Dentro e fora dos gramados, o amor pelo Futebol Clube Santa Cruz que passou de pai para filho
Serginho já participou de um acesso importante do Santa Cruz como atleta em 23 de abril de 1997, dia do seu aniversário, e ambiciona um retorno triunfante do clube para a elite do futebol nacional agora como dirigente também. "Como eu tive a oportunidade de participar do ultimo acesso do clube junto com meu colega Mateus Porto, não posso negar que tenho um sonho de retornar com o Santa Cruz para a primeira divisão agora como dirigente também. É um sonho que alimentamos, mesmo sabendo que é difícil, mas é possível. Temos o objetivo de crescer junto ao clube, voltar disputar a primeira divisão do Gauchão, campeonatos nacionais. Gostaríamos de ver o Santa Cruz voltar a um patamar desses", pontua.
Ver o clube chegar aos 110 anos e com tanta tradição no Estado é motivo de orgulho para Sérgio. Para o ex-zagueiro e atual gerente do clube, a sua contribuição na história é mínima perto do que o clube pôde proporcionar em sua vida. "Minha participação é uma forma de retribuir a pessoa que eu sou, o cidadão e chefe de família que me tornei porque me criei aqui com pessoas do bem e que me direcionaram a um lado bom. Tenho uma formação e convivo com a maioria de ex-diretores e presidentes que na época eu era atleta, vejo uma retribuição a um clube que abriu as portas para mim e acreditou em um menino da casa, que conseguiu realizar o sonho de ser jogador de futebol e agora também realizando o sonho de continuar no futebol fazendo parte do quadro diretivo. Ver o clube chegar a essa marca é muito especial", finaliza o torcedor e profissional do Santa Cruz.
Notícias relacionadas
![“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/unico.jpg)
“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos
Um dos maiores nomes do esporte no Brasil, atleta vai se aposentar ao fim da temporada
![Ceisc União Corinthians despacha o Vasco no Arnão](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/VIN-4348-1200x800.jpg)
Ceisc União Corinthians despacha o Vasco no Arnão
Equipe santa-cruzense fez grande segundo tempo e levou a melhor
![Ajusc promove treinamento em parceria com a Federação Gaúcha de Judô](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-19.04.34-1200x900.jpeg)
Ajusc promove treinamento em parceria com a Federação Gaúcha de Judô
Evento ocorre até o próximo sábado
![AO VIVO: acompanhe o duelo de Ceisc União Corinthians e Vasco pela Arauto News](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-19.11.42-1200x900.jpeg)
AO VIVO: acompanhe o duelo de Ceisc União Corinthians e Vasco pela Arauto News
Partida ocorre nesta quinta-feira no Ginásio Poliesportivo Arnão