Companhia destacou o contrato de performance que visa ampliar eficiência do abastecimento de água em Santa Cruz do Sul
A Corsan publicou, nesta terça-feira (27), o Balanço Anual e Relatório da Administração 2017 que apresentam, além dos resultados econômicos financeiros, um compilado das principais atividades e conquistas da empresa no ano passado. Um dos destaques foi o volume de investimentos da Companhia em 2017: R$ 355,3 milhões. Os recursos destinaram-se a manter e ampliar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário que atendem seis milhões de consumidores em 317 municípios gaúchos.
No que se refere ao relacionamento com o cliente, a Corsan lançou um aplicativo para smartphones e o teleatendimento via chat e qualificou o atendimento presencial, o autoatendimento via site, os torpedos SMS e o retorno ao cliente. Na área técnica e operacional, destacam-se o contrato de performance (que visa ampliar a eficiência do abastecimento de água em municípios tais como Santa Cruz do Sul) e a implantação do Centro de Controle Operacional Corporativo. Por fim, no âmbito da tecnologia da informação, foi implantada solução em videoconferência na sede da empresa e nas superintendências regionais.
ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Somente em esgotamento sanitário, foram investidos R$ 170 milhões durante o ano, resultando na disponibilização de mais 30 mil novas ligações, o que representa cerca de 200 mil habitantes a serem beneficiados. Tendo em vista o grande volume de investimentos necessários para a execução de obras de esgoto, a Companhia tem buscado alternativas para atingir a universalização. Nesse contexto destaca-se a Parceria Público-Privada (PPP) que visa universalizar a coleta e o tratamento de esgotos em nove municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre em até 11 anos.
Na área do esgotamento sanitário, a Companhia também investiu nas soluções individuais (com o serviço de limpeza de fossas sob demanda, por meio de projeto-piloto em Atlântida Sul), no esgoto misto – com projeto-piloto de rede coletora do tipo misto em Osório – e na cobrança pela disponibilidade do sistema, que iniciou em quatro municípios da Região Noroeste. Os investimentos em abastecimento de água ultrapassaram R$ 140 milhões em 2017. Uma das maiores obras concluídas foi a transposição do Rio do Cravo, no município de Erechim, que garante o abastecimento de água para os próximos 50 anos.
LUCRO LÍQUIDO
O lucro líquido da empresa ficou em R$ 382,6 milhões, correspondendo a um acréscimo de 84,09% em relação a 2016. Já o faturamento aumentou 9,87%, atingindo R$ 2,56 bilhões. Em relação ao faturamento de água, houve um incremento de 9,62%; e no de esgoto, de 12,81%.
A Corsan participa do Acordo de Resultados, principal instrumento do governo do Estado para estabelecer e monitorar os compromissos dos órgãos administrativos. Merece destaque o desempenho da empresa do ponto de vista da universalização dos serviços e da saúde econômico-financeira: Nível de Universalização de Água de 96,57% (a meta era de 96,45%), Lajida (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 579,26 milhões (meta de R$ 486,54 milhões) e Razão Operacional (ROP) de 74,67% (meta de 75%).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Por meio de seu Planejamento Estratégico, a Companhia monitora uma carteira de 45 projetos estratégicos e promove o desdobramento da estratégia no âmbito das superintendências regionais. Na dimensão institucional, também se destacam iniciativas como o Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica (Sisplan), a matriz de riscos e mapeamento dos processos, a criação de Unidades de Saneamento Especiais, a governança corporativa e as ações de auditoria interna, controles internos, compliance e gestão de riscos.
ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA
No âmbito administrativo e de logística, a Companhia realizou em 2017 ações como a revisão e readequação da gestão do conhecimento e do modelo de gestão de pessoas, o acordo coletivo de trabalho, o Programa de Participação nos Lucros e nos Resultados (PPLR), atividades visando à qualidade de vida dos empregados (como a preparação para a aposentadoria, entre outros), a renovação da frota de veículos, a implantação de um centro de distribuição de materiais e de uma ferramenta online de gestão de contratos com fornecedores. Na dimensão comercial, destacam-se a otimização da macromedição, o trabalho de atualização do cadastro, a captação de clientes em esgotamento sanitário, o combate ao uso de fontes alternativas irregulares, a integração dos processos comerciais e operacionais e o combate à inadimplência.
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