Geral

Atendimento ao menino Enzo repercute na internet

Publicado em: 27 de março de 2018 às 17:58 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:59
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em um pouco mais de 24 horas, centenas de compartilhamentos, reações e comentários sobre consulta pediátrica em Vera Cruz

    Um desabafo de uma mãe sobre o atendimento ao seu filho, de um ano e dois meses, repercutiu nas redes sociais (leia aqui na íntegra). A jovem Cindy Gonçalves publicou em seu perfil no Facebook a situação do menino Enzo, atendido no plantão pediátrico do Hospital Vera Cruz no dia 18 de fevereiro, em princípio com uma suspeita de reação alérgica. A febre era alta e a medicação indicada pouco fez efeito, o que levou a mãe a procurar atendimento em outra unidade pública. Após exames que detectaram infecção, Cindy retornou ao plantão em busca de tratamento ao filho.

    A situação agravou e depois de internado na casa de saúde, a infecção evoluiu, ao ponto da criança ter que ser transferida para a UTI do Hospital Santa Cruz, onde permaneceu por mais de 20 dias. Enzo ainda está internado no HSC, passou por momentos críticos, teve o braço esquerdo amputado, mas agora segue em recuperação já no quarto, em quadro estável.

    Por conta de toda essa situação, a mãe decidiu mover processo, alegando negligência. As questões jurídicas já estão sendo conduzidas pelos advogados da família. Os detalhes dessa história, que em dois dias recebeu centenas de compartilhamentos, reações e comentários na internet, estarão na edição impressa do Jornal Arauto de sexta-feira (30).

    Secretaria de Saúde e Hospital Vera Cruz negam qualquer omissão
    Para a secretária de Saúde de Vera Cruz, Liseana Palma Flores, não houve negligência em momento algum. “Fizemos uma reunião com os médicos. Em nenhum momento houve omissão. Na verdade estavam investigando e o quadro evoluiu rápido”, ressaltou, referindo-se ao atendimento prestado no Espaço Mamãe Criança, que fica junto ao Posto de Saúde Central.

    O médico Jeferson Gass é diretor-técnico do Hospital Vera Cruz. À reportagem do Grupo Arauto, disse que o atendimento foi prestado à criança e que a internação só não ocorreu no primeiro dia, pois, segundo verificado pela equipe, o caso não exigia. Na terça, quando a criança retornou ao Hospital, depois de passar por consulta no Espaço Mamãe Criança, foi atendida, medicada, internada e passou por exames. Pela tardinha, ao ver os resultados dos novos exames de sangue, viu-se a necessidade de buscar um leito de UTI. A transferência de Enzo para Santa Cruz foi ainda na noite de terça-feira, segundo Gass. A partir daí, o tratamento começou a ser feito no Hospital Santa Cruz (HSC).

    Através da Assessoria de Imprensa, o HSC disse que os profissionais não se manifestam sobre os procedimentos ou fluxos de atendimento. É dito, apenas, o estado clínico dos pacientes. O quadro de Enzo é estável, segundo a instituição.