Em um pouco mais de 24 horas, centenas de compartilhamentos, reações e comentários sobre consulta pediátrica em Vera Cruz
Um desabafo de uma mãe sobre o atendimento ao seu filho, de um ano e dois meses, repercutiu nas redes sociais (leia aqui na íntegra). A jovem Cindy Gonçalves publicou em seu perfil no Facebook a situação do menino Enzo, atendido no plantão pediátrico do Hospital Vera Cruz no dia 18 de fevereiro, em princípio com uma suspeita de reação alérgica. A febre era alta e a medicação indicada pouco fez efeito, o que levou a mãe a procurar atendimento em outra unidade pública. Após exames que detectaram infecção, Cindy retornou ao plantão em busca de tratamento ao filho.
A situação agravou e depois de internado na casa de saúde, a infecção evoluiu, ao ponto da criança ter que ser transferida para a UTI do Hospital Santa Cruz, onde permaneceu por mais de 20 dias. Enzo ainda está internado no HSC, passou por momentos críticos, teve o braço esquerdo amputado, mas agora segue em recuperação já no quarto, em quadro estável.
Por conta de toda essa situação, a mãe decidiu mover processo, alegando negligência. As questões jurídicas já estão sendo conduzidas pelos advogados da família. Os detalhes dessa história, que em dois dias recebeu centenas de compartilhamentos, reações e comentários na internet, estarão na edição impressa do Jornal Arauto de sexta-feira (30).
Secretaria de Saúde e Hospital Vera Cruz negam qualquer omissão
Para a secretária de Saúde de Vera Cruz, Liseana Palma Flores, não houve negligência em momento algum. “Fizemos uma reunião com os médicos. Em nenhum momento houve omissão. Na verdade estavam investigando e o quadro evoluiu rápido”, ressaltou, referindo-se ao atendimento prestado no Espaço Mamãe Criança, que fica junto ao Posto de Saúde Central.
O médico Jeferson Gass é diretor-técnico do Hospital Vera Cruz. À reportagem do Grupo Arauto, disse que o atendimento foi prestado à criança e que a internação só não ocorreu no primeiro dia, pois, segundo verificado pela equipe, o caso não exigia. Na terça, quando a criança retornou ao Hospital, depois de passar por consulta no Espaço Mamãe Criança, foi atendida, medicada, internada e passou por exames. Pela tardinha, ao ver os resultados dos novos exames de sangue, viu-se a necessidade de buscar um leito de UTI. A transferência de Enzo para Santa Cruz foi ainda na noite de terça-feira, segundo Gass. A partir daí, o tratamento começou a ser feito no Hospital Santa Cruz (HSC).
Através da Assessoria de Imprensa, o HSC disse que os profissionais não se manifestam sobre os procedimentos ou fluxos de atendimento. É dito, apenas, o estado clínico dos pacientes. O quadro de Enzo é estável, segundo a instituição.
Notícias relacionadas
Corsan trabalha para retomar abastecimento em três bairros de Santa Cruz
Profissionais trabalham em uma rede que se rompeu na Rua Felipe Spies
Mindfulness, para sair do piloto automático
Se você conhece, saiba que as vantagens da prática de mindfulness não se limitam ao universo adulto. A atenção plena ajuda as crianças a exercitarem a empatia, a calma, a controlar as próprias emoções. Ainda, favorece o autoconhecimento e estimula o desenvolvimento emocional.
Por Daiana Theisen
Torcida Organizada – Arauto News – 22/01/2025
Início do Gauchão 2025 é destaque no programa de hoje.
Abastecimento no Bairro Jardim Europa deve ser restabelecido nesta quarta-feira
Rompimento registrado na RSC-287 ocasionou a falta de água para moradores santa-cruzenses