PRIORIDADE

Prefeito e secretário debatem projetos para melhorar a saúde em Santa Cruz

Publicado em: 27 de fevereiro de 2025 às 20:00 Atualizado em: 27 de fevereiro de 2025 às 20:06
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Mateus Santos
    compartilhe essa matéria

    Encontro ocorreu nesta quinta-feira

    Uma prioridade na gestão do prefeito Sérgio Moraes, a área de saúde tem tido uma atenção especial nos primeiros dias de governo. Na manhã desta quinta-feira, 27, em encontro com o titular da pasta, Rodrigo Rabuske, o prefeito salientou a necessidade de projetos que contemplem as demandas da população. “Temos que melhorar os processos e oferecer outras alternativas, para que as pessoas não precisem percorrer em vários pontos do serviço público, para terem suas solicitações em saúde bem atendidas”, pediu Moraes.

    Durante a explanação das propostas, que ocorreu na sala de reuniões da própria secretaria, Rabuske apresentou as realizações já feitas, e os planos da gestão. Inicialmente, ele explicou sobre a estrutura atual da secretaria e as necessidades em cada uma delas.

    O primeiro ponto foi com relação aos postos de saúde, e sobre os quais ele apresentou um sistema informatizado, em fase inicial de aplicação, que permite monitorar e acompanhar, de forma instantânea, os atendimentos nos locais, com o objetivo de melhor atender as demandas da população e direcionar profissionais para regiões que requerem mais atenção. Atualmente o município conta com 27 Estratégias de Saúde da Família (ESF), 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e duas unidades satélites, em São Martinho e São José da Reserva.

    Rabuske mencionou também a área das especialidades. Ele chamou atenção para a necessidade de mais investimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), reforçando a proposta de que precisa-se dar mais atenção no quesito de estrutura, para melhor atender os usuários de saúde mental.

    O secretário comentou ainda sobre o custo da secretaria com aluguéis, que está em cerca de R$ 185 mil ao mês, e o prefeito pediu para rever os contratos de locações. “Precisamos economizar cada centavo, porque esse dinheiro não é nosso, é da população”, afirmou. Durante a manhã, o prefeito aproveitou ainda para realizar uma visita a vários setores da secretaria, onde conversou com os servidores e pediu a colaboração de todos para uma boa gestão.