ABASTECIMENTO

Nova estação da Corsan deve dobrar capacidade de tratamento de água em Santa Cruz

Publicado em: 27 de fevereiro de 2025 às 18:38 Atualizado em: 27 de fevereiro de 2025 às 18:40
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Nícolas da Silva
  • Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
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    Prefeito Sérgio Moraes fez uma visita ao local na tarde desta quinta-feira

    A nova estação de tratamento de água da Corsan Aegea, localizada na Rua Bruno Agnes, no Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, está em fase final de construção e deve ser inaugurada em julho. O projeto visa dobrar a capacidade de tratamento de água de 400 para 800 litros por segundo, proporcionando maior segurança e eficiência no abastecimento do município.

    Na tarde desta quinta-feria (27), o prefeito Sérgio Moraes fez uma visita ao local e destacou que o compromisso da Administração Municipal é a melhoria da qualidade da água. “Estamos dando sequência do que prometemos para a comunidade no início do nosso governo, que é melhorar a qualidade da água. Isso já está acontecendo. Fazer com que as faltas de água em qualquer parte da cidade não seja um problema costumeiro, que seja raro, porque às vezes pode acontecer, e as melhorias têm que acontecer”, disse.

    A presidente do Consórcio Aegea/Corsan, Samanta Takimi, também esteve no local e explicou que o aumento da vazão para 800 litros por segundo garantirá maior resiliência ao sistema de abastecimento. Ainda, ela apontou que a estrutura é uma estação moderna, com tecnologia avançada para tratamento e descarte de lodo, além de operar com hipoclorito para garantir mais segurança à água.

    De acordo com Moraes, a relação entre a prefeitura e a companhia, que nos últimos meses tem sido marcada por cobranças sobre a qualidade dos serviços, vem passando por melhorias. Porém, o prefeito ressaltou que continuará defendendo os interesses da população. “O barulho que eu faço, quem dá o volume na minha voz é a própria Corsan. Se não atender a população, aumenta o meu volume, se atender, baixa. Ou seja, a comunidade tem que estar bem assistida e atendida. […] A qualidade da água, pelo que eu ouço das pessoas na rua, melhorou bastante. Nós precisamos ter essa qualidade no atendimento. Se a Corsan tem urgência em lançar o boleto de cobrança no final do mês, tem que ter essa mesma urgência para levar água de qualidade para a população”, afirmou.