Geral

Plataforma oferece vagas de trabalho para pessoas com deficiência na região

Publicado em: 27 de fevereiro de 2024 às 07:32 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 15:16
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Paola Severo
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa voltada para pessoas com deficiência foi desenvolvida pelo Mestrado em Psicologia da Unisc

    Uma ferramenta gratuita dedicada a conectar pessoas com deficiência a oportunidades de emprego na região de Santa Cruz do Sul, o PCD Empregos Santa Cruz do Sul teve seu registro concedido na semana passada.  A plataforma é desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

    A universidade entregou o registro concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial aos inventores do programa de computador, os pesquisadores Liane Mahlmann Kipper, Betina Hillesheim, Gustavo Lüdtke da Silva e Cláudia Virginia Hirsch Kopp. 

    LEIA MAIS: Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência divulga ações

    A pesquisadora Cláudia Virginia Hirsch Kopp tem como linha de pesquisa do mestrado o tema Inclusão e processos inclusivos. “O Mestrado Profissional em Psicologia, da Unisc, tem por objetivo investigar, em uma perspectiva interdisciplinar, os modos de produção de sujeitos, mediante a articulação entre as políticas públicas e o que se tem denominado o imperativo contemporâneo da inclusão”, explica.

    Desta forma, durante a pesquisa os profissionais identificaram a necessidade de desenvolver um produto técnico que pudesse se transformar em tecnologia social e trazer melhorias para a comunidade. A iniciativa culminou no lançamento da plataforma PCD Empregos. “Através dela, empresas que desejam recrutar candidatos PCD podem enviar as vagas de emprego de forma personalizada, sem custos. Já os candidatos interessados podem acessar o site pcdempregoscs.com.br e fazer a inscrição nas vagas disponíveis, também de forma gratuita”, comenta. Além de comemorar a conquista do registro concedido, Cláudia reforça que as empresas de Vera Cruz também podem acessar a ferramenta. 

    O estudo surgiu da pesquisa intitulada “Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc. O desenvolvimento da ferramenta é justificado pela demanda identificada entre as pessoas com deficiência que utilizam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Beatriz Jungblut.

    LEIA TAMBÉM: Juntas, Aspede e Luz Azul fazem a inclusão em Santa Cruz

    A pesquisa foi exploratória e descritiva iniciando com o mapeamento do fluxo de preenchimento de vagas exclusivas, desde o CRAS até a empresa, identificando necessidades relacionadas ao atual processo de recrutamento e seleção pelos participantes do serviço. Dessa forma, foi detectado no território que a forma inicial de busca por potenciais candidatos PCDs, até o momento, passa por fichas de papéis e transporte físico do currículo até o recrutador. Então, foi possível levantar hipóteses questionando se o atual procedimento está sendo eficaz e rápido, ou se existe o espaço para uma nova tecnologia social que promova a melhora do fluxo.

    O objetivo foi disponibilizar uma solução tecnológica online para facilitar a inclusão de pessoas com deficiências de Santa Cruz do Sul e demais municípios da região em oportunidades de empregos, fazendo com que o currículo do candidato chegue, em segundos, ao recrutador, de forma automática.