Natural de Belo Horizonte, o jogador vive o melhor momento da carreira em Santa Cruz
"Augusto Leão, três pontos mais para o União Corinthians". Certamente quem foi no Poliesportivo Arnão na atual temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 já ouviu a frase que ecoa frequentemente durante os jogos do UniCo em casa. Afinal, são pontos e mais pontos do armador que é um dos principais jogadores da equipe santa-cruzense na temporada, chamando a atenção seja ora pelas bolas de fora do garrafão, ora pelas infiltrações e organização de ataque e pela força defensiva.
Natural de Belo Horizonte (MG), Augusto Cabral Leão, de 23 anos, 1,84 metro, vive o melhor momento da carreira, com média de 13.7 pontos por jogo e 12.6 de eficiência. Com a regata número 5 do União Corinthians, o jovem atleta foi responsável por decidir jogos em vitórias importantes, como no jogo mais recente contra o poderoso Flamengo, e na sequência positiva contra Cerrado, Brasília e São José. No jogo com o Cerrado, inclusive, anotou o recorde de pontos na carreira: 33 em uma só partida.
Revelado pelo Minas Tênis Clube, foi no Pato Basquete que em três temporadas conseguiu a tão esperada sequência de jogos. Mesmo assim, sabia que precisava e podia mais, encontrando no União Corinthians a oportunidade de deslanchar. “Senti que era hora de mudar de ambiente e quando surgiu o convite do UniCo não pensei duas vezes. Vi a oportunidade muito boa de vir para um projeto grande de uma cidade que respira basquete”, conta ele.
Mas essa não seria a primeira passagem de Augusto Leão por Santa Cruz do Sul. Filho de treinador de basquete, ele desde muito cedo trilhava os caminhos do esporte, parte dele cruzando com a cidade que hoje é a sua casa. “Com 12 anos vim jogar contra a equipe do projeto Cestinha e, portanto, sabia que a cidade era basqueteira”, lembra o armador.
Um leão em quadra
Figura constante quando o assunto é os melhores em quadra a cada rodada do NBB, Augusto também é muito bem falado nos bastidores pela dedicação no dia a dia. Quem convive no clube e vê além dos jogos, sabe que não é por acaso o sucesso do armador na temporada. Ele explica: “Quanto mais você treina, mais você está preparado. Se o atleta dorme bem, se cuida bem, ele vai ter os melhores resultados. Isso é algo que sigo na minha carreira, dar meu máximo e estar preparado de todas as formas”.
A relação com a torcida
Ao final do último jogo contra o Flamengo, o Arnão se uniu não só no coro do tradicional “O campeão voltou”, mas também ao gritar o nome de Augusto. Emocionado, o jovem chegou a chorar em entrevista após a partida. “Foi uma energia incrível, aqui se tem uma paixão diferente. Eu nunca tinha vivenciado algo parecido. Sempre sonhei na minha carreira em jogar com a torcida a favor, botando pressão no adversário e foi o que aconteceu naquela noite. Um sonho de criança que foi realizado”, relembra.
Agora, o armador, um dos mais “tietados” pelo público no pós-jogo e também nas ruas da cidade, espera evoluir ainda mais, ajudando o União Corinthians a atingir os objetivos na competição. “Tivemos um início de temporada difícil, até em função de ser um time novo montado. Acabamos perdendo vários jogos no detalhe e em alguns deles a bola estava na minha mão na decisão. Eu me cobrava por isso e felizmente agora as coisas estão acontecendo pra mim e pra equipe. Trabalhamos muito bem o nosso psicológico e estamos colhendo o fruto da nossa dedicação. Agora é seguir rumo aos playoffs”, projeta Augusto.
E quando o assunto é o futuro, Augusto sonho alto. “Sempre quis jogar fora do Brasil, fazer carreira na Europa. Tenho sonho de chegar lá e também ser convocado para a Seleção Brasileira”. Dentre as inspirações na profissão estão os ex-jogadores Steve Nash e Tony Parker. “São atletas que tem mais ou menos a minha estatura, não são nenhum absurdo fisicamente como outros jogadores, mas mesmo assim conseguiram atingir um nível muito alto”.
Notícias relacionadas

Santa Cruz Futsal joga por vaga na final da Taça Farroupilha neste sábado no Arnão
Equipe santa-cruzense precisa reverter o 5x2 sofrido no jogo de ida contra a Alaf

Santa Cruz poderá ter público parcial nas duas primeiras partidas da Divisão de Acesso de 2025
Punição anterior foi aplicada por infrações ocorridas na Divisão de Acesso de 2023

Santa Cruz cancela último amistoso devido ao alto volume de chuva registrado nas últimas horas
Jogo-treino estava marcado para ocorrer neste sábado

Santa-cruzense medalhista mundial estudantil busca apoio para seguir treinando
Com apenas 14 anos, Renata Moreira conquistou o topo do pódio representando o Brasil na Gymnasiade 2025