Política

“Vamos conseguir atingir as nossas metas de governo até o final do ano que vem”, afirma prefeito de Vale Verde

Publicado em: 26 de dezembro de 2023 às 15:18 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:12
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em entrevista ao Portal Arauto, Carlos Gustavo Schuch analisa e destaca as conquistas da administração em 2023

    A Administração de Vale Verde já planeja ações e projetos que serão executados em 2024. Após um ano com diversas realizações, especialmente para marcar os 27 anos de emancipação, o prefeito, Carlos Gustavo Schuch, projeta de forma positiva o último ano de governo. "Nós tivemos várias conquistas, por isso que eu considero que iniciaremos 2024, mesmo com todas as dificuldades, de uma forma muito positiva."

    Conforme ele destaca, a prefeitura conseguiu realizar projetos que haviam sido implantados ainda em 2017, como por exemplo a renovação da frota de veículos da Secretaria de Saúde, reformas em espaços escolares e a aquisição de um veículo que será utilizado pela Secretaria de Educação. Além disso, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto no valor de R$ 3,5 milhões para a construção de uma nova escola. "E a gente está projetando fazer essa escola de ensino fundamental em um modelo totalmente digital. Temos, inclusive, o apoio de um deputado federal que vai indicar um recurso para nós, para nos auxiliar e equipar essa escola depois. Com isso, a gente pretende melhorar ainda mais o atendimento ao nossos alunos", explica. 

    Leia também: Agricultura e Desenvolvimento Rural lideram propostas aprovadas pela Consulta Popular no RS

    Outro ponto importante, segundo o Chefe do Executivo, é com relação aos novos equipamentos para as Secretarias de Obras, da Agricultura e da Assistência Social. "Mas nós também tivemos outras conquistas que vão além de conquistas materiais. Por exemplo, o município de Vale Verde foi o primeiro colocado na prova do Saers [Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul] no Vale do Rio Pardo. Essa nota será utilizada para calcular o índice de retorno de ICMS para os municípios. Isso é muito importante para nós. É uma gratificação para nós, resultado de um trabalho conjunto da administração, secretaria de educação e também do apoio dos professores da rede municipal."

    O município ainda teve bons resultados em programa de integração tributária, conquistou a segunda classificação no índice Firjan de gestão fiscal, recebeu selo ouro com relação as ações realizadas na Unidade Básica de Saúde e também o selo ouro do Tribunal de Contas do estado, que se refere ao Portal da Transparência. "Isso para nós é muito gratificante, porque isso é trabalho de pessoas. Então, isso representa que temos uma equipe técnica, qualificada e que vem trabalhando pelo município de Vale Verde. Diante deste contexto, eu digo que Vale Verde está no caminho certo e vamos conseguir atingir as nossas metas de governo até o final do ano que vem", salienta.

    Confira mais: Novo modelo de bafômetro permite aumento das abordagens na Balada Segura

    Com relação ao orçamento para o próximo ano, o prefeito Carlos Gustavo Schuh explica que haverão impactos em função dos eventos climáticos registrados nos últimos anos. Segundo ele, a devolução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) se dá em dois anos subsequentes ao evento climático registrado. Após duas estiagens fortes, registradas em 2021 e 2022, o município sente os impactos das fortes chuvas ocorridas ao longo deste ano e isso, de acordo com Schuch, vai refletir no retorno do ICMS em 2024 e 2025.

    "Então eu projeto uma queda no retorno do ICMS. Com relação a este ano, nossa primeira atividade é a soja e nossos agricultores não estão conseguindo plantar. Isso quer dizer também que vai ter uma queda na produção futura. Então a gente vê que o fator do clima está interferindo de uma forma negativa nas receitas municipais. Mas essa previsão a gente já tem de uma forma muito consciente e já estamos organizando nossos orçamentos, principalmente para 2024 de uma forma muito conservadora, já pensando e buscando contornar a queda do ICMS."