Edson Azeredo deu mais detalhes do projeto durante entrevista ao programa Direto ao Ponto
O Túnel Verde de Santa Cruz do Sul e os problemas ocasionados pelas tipuanas voltam a ser tema de uma proposição protocolada na Câmara de Vereadores do município. Vereador reeleito, Edson Azeredo (PL), afirma que este será um dos temas de maior enfoque nos próximos anos de mandato.
O parlamentar relata que foi procurado, recentemente, por um empresário que possui um empreendimento na quadra entre as Ruas Senador Pinheiro Machado e a Fernando Abott, que tem enfrentado problemas em virtude das raízes das árvores. “O proprietário fez toda a loja nova, piso novo e com dois anos as raízes das árvores já estão batendo no final da loja de novo, na parte da cozinha. Ou seja, levanta todas as lajotas e as calçadas estão intransitáveis novamente.”
Conforme Azeredo, um trabalho realizado pelo ex-prefeito José Alberto Wenzel auxiliou nestas questões. No entanto, com as mudanças no Executivo de Santa Cruz não houve continuidade. “Nós tivemos um passo que foi reduzir ao máximo o número de raízes que estavam levantadas nas calçadas. Aquelas raízes que ficam já fora da lajota, fora do concreto, se cortava e se fazia a base novamente. Foi um grande trabalho que o Wenzel mandou fazer na época”, relembra.
No entanto, segundo o vereador, outra medida também realizada pelo ex-prefeito foi a solicitação de um novo plano de arborização para a Marechal Floriano. O objetivo era fazer a substituição gradativa das árvores. A medida é defendida por Azeredo, que, inclusive, encaminhou um pedido de informação para a Administração Municipal para ter acesso ao plano. A partir disso, a intenção é propor um plano de ação.
“E então, começar a substituição gradativa. O que isso quer dizer na prática, tu tem três árvores e tu vai substituir uma delas e manter duas. Substitui uma e mantém duas de novo. Tu começa a trazer uma nova espécie, que não seja tipuana. Eu lembro que no estudo aparecia três ou quatro espécies, mas que mantém as mesmas característica de visual, de porte de tamanho, mas que não tenha a questão das raízes”, explica.
Além da substituição gradativa, Azeredo destaca que é preciso realizar a manutenção constante das árvores, para evitar queda de galhos e possíveis acidentes. Ainda segundo o vereador, a substituição gradativa das Tipuanas vai permitir que o Túnel Verde seja mantido, mas haja uma readequação com relação a espécie plantada. Para que isso seja realizado, ela acredita que deverá ser feita uma parceria público-privada, além do apoio da Afubra, que possui o projeto Verde é Vida, e talvez da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Notícias relacionadas
Jornada Nem Tão Doce Lar inicia com momento de formação
Objetivo é disseminar informação de como buscar ajuda, e também aprender a reconhecer as diversas formas de violência
Leandro Vernier assume presidência da Assemp para Gestão 2025/2026
Eleição da nova diretoria, por aclamação, ocorreu na noite dessa segunda-feira, em Santa Cruz
Diretor do IFSul Venâncio Aires busca recursos financeiros em Brasília
Comitiva de estudantes e professores participa da Semana da Educação Profissional Tecnológica
Portal Arauto vira case de sucesso em evento Google e ANJ
Apresentação de resultados ocorreu em São Paulo, na tarde desta terça-feira (26), diante de profissionais de todo país