Está disponível um link em sua bio do Instagram (@laboratorioananery) para que os interessados possam preencher um formulário e agendar
Depois das ações de prevenção realizadas ao longo do mês de outubro, para marcar o Outubro Rosa, conhecido como mês oficial da luta contra o câncer de mama e colo uterino, agora é a vez dos homens celebrarem o Novembro Azul, internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens com mais de 50 anos (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum da doença e responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino no país.
A prevenção ainda é o melhor caminho e, por isso, ao longo do mês de novembro, o Laboratório Ana Nery de Análises Clínicas está oferecendo, gratuitamente, 100 exames de PSA.
Saiba mais
Chamada de Antígeno Prostático Específico, PSA é uma proteína produzida pelo tecido da próstata e detectada no exame de sangue, e é indicado para quem está fazendo diagnóstico ou exame preventivo para o câncer de próstata. Assim como a próstata aumenta de forma benigna com o passar do tempo, o nível de PSA também pode aumentar.
O exame de PSA, sozinho, não detecta o câncer de próstata. Mas serve de parâmetro para investigação do tumor, ou seja, é utilizado como um marcador, utilizado principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer.
A recomendação da sociedade Brasileira de Urologia, é que os exames periódicos comecem aos 50 anos para aqueles pacientes sem fatores de risco. Caso exista um fator de risco estabelecido, (histórico familiar, homens negros, alteração genética), o PSA deve ser feito a partir dos 40 – 45 anos. Mas cabe ao médico urologista avaliar a necessidade dependendo do caso.
O Laboratório Ana Nery disponibilizou um link em sua bio do Instagram (@laboratorioananery) para que os interessados possam preencher um formulário e agendar o exame.