Há possibilidade de granizo e fortes rajadas de vento
Equipes da RGE e RGE Sul estão com estratégias operacionais definidas para o atendimento de contingências caso a previsão climática feita por um instituto privado, a pedido do Centro de Operações Integrado (COI) das distribuidoras, se confirme. De acordo com o monitoramento, o Estado deve ser atingido, entre sexta-feira (29) e domingo (1º), por fortes temporais, com expressivo volume de chuvas, acompanhadas de fortes rajadas de vento, alta incidência de descargas atmosféricas e granizo.
O tempo muda ainda na manhã de sexta-feira, quando um sistema de baixa pressão se consolida sobre o Rio Grande do Sul e há risco de tempestades durante todo dia. No sábado, a área de baixa pressão se desloca para o Oceano Atlântico e fica na costa gaúcha. Segundo a previsão, na Grande Porto Alegre, no Vales e na Serra a chuva será constante, mas na Fronteira Sul já não haverá mais registro de instabilidade.
No domingo, novas massas de ar avançam do Paraguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul. Nas Fronteiras Sul e Norte, além do Nordeste gaúcho, há risco de temporais ainda pela manhã. As tempestades podem atingir todo estrado entre a tarde e a noite de domingo.
Dicas de Segurança
- Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança
- Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
- Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
- Afaste-se de janelas e portas metálicas.
- Evite os banhos nos momentos de tempestades.
- Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
- Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Notícias relacionadas
Sérgio Moraes cobra agilidade na obra do viaduto do Arroio Grande
Segundo a previsão do Consórcio, em março a obra - que tem 264,83 metros de extensão - deve estar liberada para o tráfego de veículos
Academias de Saúde do SUS reiniciam atividades físicas em Venâncio Aires
Cerca de mil pessoas participam do projeto que visa ofertar mais qualidade de vida
Obras emergenciais no bairro Belvedere iniciam segunda
Intervenções iniciam na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado
Homem é socorrido após queda em Venâncio Aires
Ele foi retirado pela equipe dos bombeiros, após atendido e removido pelo SAMU para hospital, com lesão no joelho