Polícia

Susepe implanta Grupo de Intervenção Regional para garantir mais segurança nos presídios

Publicado em: 26 de setembro de 2017 às 12:08 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:07
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Governo RS
  • Foto: Divulgação/Susepe
    compartilhe essa matéria

    Grupos vão atuar em revistas planejadas, motins, rebeliões e contenções imediatas

    A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) criou o Grupo de Intervenção Regional (GIR) com a finalidade de proporcionar mais segurança ao sistema prisional. Os GIRs vão atuar em revistas planejadas nos estabelecimentos prisionais, bem como em motins, rebeliões e contenções imediatas.

    A Ordem de Serviço 01/2017, editada pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), prevê a criação de nove GIRs, contemplando todas as delegacias prisionais regionais.

    Agentes penitenciários em teste

    Um  teste foi aplicado a 48 agentes penitenciários da 1ª Região Penitenciária (Litoral e Vale do Sinos), que participaram de atividades de aptidão física (TAF), por meio de corrida, flexão de braço e abdominais. A ação ocorreu no sábado (23), na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.

    O  delegado da 1ª Região Penitenciária, Sandro Soares, agradeceu aos servidores e aos avaliadores que participaram do TAF, organizado pela Divisão de Segurança e Escolta.

    Dos 48 inscritos para participar do TAF, um foi desclassificado na prova de corrida. Os servidores aprovados ainda vão passar por avaliação psicológica, entrevista com o delegado e formação a ser ministrada pelo Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes). O GIR-1 tem previsão de ativação para este semestre.