Grupos vão atuar em revistas planejadas, motins, rebeliões e contenções imediatas
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) criou o Grupo de Intervenção Regional (GIR) com a finalidade de proporcionar mais segurança ao sistema prisional. Os GIRs vão atuar em revistas planejadas nos estabelecimentos prisionais, bem como em motins, rebeliões e contenções imediatas.
A Ordem de Serviço 01/2017, editada pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), prevê a criação de nove GIRs, contemplando todas as delegacias prisionais regionais.
Agentes penitenciários em teste
Um teste foi aplicado a 48 agentes penitenciários da 1ª Região Penitenciária (Litoral e Vale do Sinos), que participaram de atividades de aptidão física (TAF), por meio de corrida, flexão de braço e abdominais. A ação ocorreu no sábado (23), na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.
O delegado da 1ª Região Penitenciária, Sandro Soares, agradeceu aos servidores e aos avaliadores que participaram do TAF, organizado pela Divisão de Segurança e Escolta.
Dos 48 inscritos para participar do TAF, um foi desclassificado na prova de corrida. Os servidores aprovados ainda vão passar por avaliação psicológica, entrevista com o delegado e formação a ser ministrada pelo Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes). O GIR-1 tem previsão de ativação para este semestre.
Notícias relacionadas
Casal é preso preventivamente por homicídio de recém-nascida em Sério
Investigação aponta que a motivação do crime foi o medo da autora de ser abandonada pelo indiciado, já que ele não queria a bebê e exigia o aborto
Homem é preso após atropelar ex-companheira em Santa Cruz
Vítima, que havia registrado ocorrência contra o agressor no fim de semana, foi socorrida em estado grave após o atropelamento ocorrido no Bairro Ana Nery
Homem mata esposa em Passo do Sobrado
Mulher não resistiu ao ferimento causado por uma faca cravada no abdômen. Marido tentou se matar, mas sobreviveu e está no hospital
Homem é preso após atirar com arma de pressão no olho da companheira em Santa Cruz do Sul
Crime ocorreu na localidade de São Martinho; mulher foi transferida para Porto Alegre