Geral

Nadiesca Pohlmann é a presidente dos Festejos Farroupilhas

Publicado em: 26 de agosto de 2017 às 06:44 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:34
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Este ano, as comemorações têm como tema “Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”

    Santa Cruz do Sul já respira ares tradicionalistas. No final da tarde desta sexta-feira (25) no Espaço Assemp, do Parque da Oktoberfest, com a presença de autoridades e convidados, ocorreu a solenidade de lançamento da maior festa popular do Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha. Na ocasião foram anunciados os membros da Comissão dos Festejos Farroupilhas, tendo como presidente Nadiesca Pohlmann e como vice-presidente, Zilo Cardoso.

    Este ano, as comemorações têm como tema “Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História”. A ideia é homenagear a vida e a obra de figuras do mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, como Bento Gonçalves, David Canabarro, Giuseppe Garibaldi, Antônio Vicente da Fontoura, Bento Manuel Ribeiro entre outros.

    Para encabeçar as coordenações da Comissão dos Festejos foram escolhidos os seguintes nomes: Gleci Almeida Rosa (Artística); Margaret Rodrigues (Cultural); José Mauro Rosa (Desfile); Tibicuera Almeida (Dvulgação); Giovani Paim Moresco (Segurança); Claudiomiro Paz (Campeira); e Paula Refatti (Secretaria). O grupo será responsável pela organização de todo o evento, que vai de 13 a 20 de setembro.

    Conforme Nadiesca, nos próximos dias serão conhecidos o patrono e os homenageados da Semana Farroupilha no município. Também a programação será detalhada e divulgada para a comunidade. “Vamos trabalhar com responsabilidade e diálogo com os CTGs e com todos os parceiros, para que a Semana Farroupilha seja igual ou até melhor do que a de 2016”, disse ela.

    A presidente falou também sobre o incentivo para que crianças e jovens se integrem nas atividades no decorrer do evento. “A Semana Farroupilha deve ser lembrada e reverenciada por jovens e crianças porque é fundamental agregar a educação com o tradicionalismo”, observou. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Flávio Bender, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização da Semana Farroupilha, desejou êxito na organização do evento e que a programação seja prestigiada por toda a comunidade santa-cruzense.

    Em Santa Cruz do Sul, a Semana Farroupilha é uma realização da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Brigada Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação e Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS).

    Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Helena Hermany, o coordenador da 6ª Região da Secretaria Estadual de Educação do RS, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o presidente da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense, Geraldo da Silva, secretários municipais, patrões de CTGs, representantes de órgãos de segurança pública, funcionários da prefeitura, convidados e imprensa.