Ela terá o mesmo valor do impresso e deve entrar em vigor em fevereiro
A partir de fevereiro, entrará em vigor a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A carteira virtual terá o mesmo valor do documento impresso. A diferença é que a versão eletrônica poderá ser acessada por meio de um aplicativo em smartphones. A proposta, do Ministério das Cidades, foi aprovada ontem (25) em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Teremos condições de atender a todos os condutores. Não tenho como informar ainda o valor investido, porque estamos na fase de desenvolvimento. Primeiro, foi a regulamentação, agora vamos passar para o desenvolvimento“, informou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi.
Com a novidade, os agentes de trânsito também utilizarão o aplicativo na conferência dos dados. Os motoristas apresentação a carteira na versão eletrônica por meio da leitura do QRCode, um código de barras bidimensional que contém as informações e pode ser escaneado.
Vicenzi assegura que as falsificações e os acessos desautorizados serão coibidos. Ele informa que o algoritmo da certificação funciona somente no sistema Lince, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A carteira impressa continuará valendo e sendo emitida normalmente.
Como ter a carteira de motorista eletrônica
Para solicitar a carteira de habilitação eletrônica, o motorista deverá se cadastrar no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Será enviado um link para o e-mailinformado no cadastro, pedindo que o usuário faça login pelo celular do qual acessará o aplicativo. No primeiro acesso, o interessado deverá criar um Número de Identificação Pessoal (PIN), para armazenar os dados com segurança. É necessário que o motorista memorize essa senha, que será pedida em todos os futuros acessos.
Depois dessa etapa, a autenticidade do documento é validada pelos departamentos de trânsito (Detrans) de cada estado, por meio de uma assinatura com certificado digital. Com isso, a CNH é exportada para o celular. Caso o usuário precise bloquear o aparelho, para impedir a exposição de seus dados, ele deve fazer a solicitação também pelo portal.
Notícias relacionadas
Encontro de Louvor terá presença de Luiz Lamarque neste domingo em Santa Cruz
Evento, organizado pela Igreja Missionária Deus é Fiel, ocorre na Praça Getúlio Vargas
Rádio Revista – Candice Silveira e Eliane Lopes, ONG Salve um Gatinho
Atuação da ONG Salve um Gatinho em Santa Cruz do Sul.
Rádio Revista – Roberto Pohlmann, Membro da Ramal 314
Convidado desta sexta-feira do programa Rádio Revista o músico Roberto Pohlmann, da Ramal 314, apresentou a canção “Contracorrente”, que faz parte do EP Manifesto Ecológico lançado pela banda em 2024.
Prefeitura de Rio Pardo abre processo seletivo para 20 cargos na Educação
As inscrições iniciam nesta segunda-feira