Programação na terça-feira (2) é alusiva ao Maio Vermelho (sobre o câncer de boca) e ao Julho Verde (sobre os tumores de cabeça e pescoço)
Na próxima terça-feira (2), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Curso de Odontologia e pelo professor Leo Kraether Neto, juntamente com o Projeto de Diagnóstico Bucal (PDB), promove o III Simpósio Câncer de Boca. A programação é alusiva ao Maio Vermelho (mês de conscientização mundial sobre o câncer de boca) e ao Julho Verde (mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço).
Das 13 às 22 horas, no Auditório do Memorial da Unisc, a comunidade, profissionais da saúde e estudantes poderão prestigiar uma série de palestras sobre o tema. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no link até o dia do evento. A organização pede 1kg de alimento não perecível que será destinado às vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul.
“Este ano a programação prevê uma discussão multidisciplinar, multiprofissional. Pretendemos discutir e passar para a plateia, tanto às questões de tratamento do câncer de boca, diagnóstico do câncer de boca e, mais especificamente, com relação a como a gente lida com esse paciente, sob uma visão multiprofissional, por isso também estendemos o convite para todas as demais áreas da saúde”, explica o professor Leo Kraether Neto.
Programação
13 horas: Credenciamento
13h30: Abertura do evento
“Antes do pré-operatório: qual a nossa abordagem frente ao impacto emocional do paciente?”, com a coordenadora da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Brigitte Eick.
“As possibilidades da medicina Hiperbárica diante das complicações da radioterapia de cabeça e pescoço”, com a médica rádio-oncologista Juliana Matiello.
15h30: Coffee
Roda de conversa multidisciplinar “Cuidado multiprofissional ao paciente oncológico de câncer de boca” com a enfermeira Cátia Severo, a nutricionista oncológica Sabrina Till e o médico cirurgião de cabeça e pescoço Fábio Girardi. Facilitador Leo Kraether Neto – Cirurgião Bucomaxilofacial.
17 horas: Intervalo
“Novo protocolo para tratamento oncológico de câncer de boca” com a médica oncologista Sheila Calleari Marquetto.
Relato de familiar: “O impacto do diagnóstico do câncer para o paciente e para familiar”, com Luciana Menna Barreto de Almeida.
20h40: Coffee
“O impacto do câncer na vida: suas consequências e possibilidades!” com a Psicóloga Psicanalista Luciana Deretti.
22 horas: Encerramento.
Notícias relacionadas
Corsan trabalha para normalizar abastecimento de água em Venâncio Aires
Bairros Bela Vista, Aviação e Gressler registram interrupção nos serviços
Patrulha agrícola realiza entrega de água potável para famílias de Venâncio Aires
Até o momento, mais de um milhão de litros já atenderam a comunidade, especialmente no interior
Mulheres são autoras de 8 das 12 redações com nota máxima no Enem
Redações com nota máxima foram registradas nos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo
Venâncio Aires vai apresentar demandas sobre a RSC-453 em audiência pública
Objetivo é que pedidos sejam incluídos pelo Governo do Estado no edital de concessão