Cultura e Entretenimento

“Esperamos um grande público para prestigiar a OSPA”, afirma presidente do Bicentenário da Imigração Alemã

Publicado em: 26 de junho de 2024 às 15:02 Atualizado em: 27 de junho de 2024 às 15:51
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Coordenador e presidente do Bicentenário da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul e na região, Paulo Afonso Trinks | Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre nesta sexta-feira, em frente a Catedral São João Batista, em Santa Cruz

    A apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) na próxima sexta-feira (28), em Santa Cruz do Sul, deve movimentar a comunidade local e também da região. O evento integra a programação comemorativa do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e vai ocorrer na Catedral São João Batista, a partir das 19h.

    Coordenador e presidente do Bicentenário da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul e na região, Paulo Afonso Trinks, destaca que o concerto será gratuito e uma oportunidade para prestigiar a Orquestra que não costuma se apresentar fora da região metropolitana do Estado. “Como a entrada é franca, esperamos um grande público para prestigiar a OSPA. A Orquestra sai muito pouco de Porto Alegre, então quando temos a oportunidade de tê-la na cidade temos que prestigiar.”

    Além de celebrar os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, a apresentação também visa celebrar os 175 anos da imigração em Santa Cruz. O tempo de duração, conforme Trinks, será de uma hora e quinze minutos.

    Leia também

    De acordo com o coordenador, diversas ações estavam programadas para ocorrer no município. No entanto, tiveram que ser adiadas ou canceladas em função da enchente registrada em maio. No dia 20 de julho haverá um encontro de corais no Colégio Mauá, também será realizado um concurso de redação nas escolas de Santa Cruz, que é uma promoção da subcomissão de língua e cultura.

    Com relação a Oktoberfest, que também terá como tema a imigração alemã, Trinks destaca que alguns alinhamentos já foram realizados com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). O objetivo, segundo ele, é reforçar a cultura germânica na festa e também em todo o município.

    Apoio institucional e logístico para a apresentação da OSPA em Santa Cruz ficou a cargo da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul. Além disso, a Prefeitura realizará uma ação solidária, visando a arrecadação de agasalhos. Quem for assistir ao concerto poderá fazer a doação de roupas de inverno em ponto de coleta que está disponível.