Cultura e Entretenimento

Concerto alusivo ao Bicentenário da Imigração terá ação solidária em Santa Cruz

Publicado em: 26 de junho de 2024 às 10:00 Atualizado em: 26 de junho de 2024 às 10:01
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Programação ocorre na Catedral São João Batista, na próxima sexta-feira | Foto: Emily Lara/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Programação ocorre na Catedral São João Batista, na próxima sexta-feira

    A música em sintonia com a solidariedade vai ocorrer na próxima sexta-feira (28), na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. O local receberá um concerto da Orquestra Sinfônica (OSPA) de Porto Alegre.

    Marcado para iniciar às 19h, o a apresentação, que integra a programação comemorativa ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, servirá também para ajudar a quem mais precisa.

    De acordo com o secretário de Cultura, Dinho Barbosa, a intenção é promover a arrecadação de agasalhos para quem for prestigiar o espetáculo. “A prefeita Helena Hermany nos sugeriu esta ação, para que possamos aliar cultura e solidariedade neste momento em que se inicia período de dias mais frios. A população de Santa Cruz sempre se mostrou muito solidária e contamos com a colaboração da comunidade”, declarou.

    O acesso ao espetáculo é gratuito, e quem quiser fazer a doação, haverá um ponto de coleta no local. A orientação é para que sejam doadas roupas de inverno, como blusas, casacos e cobertores.

    Leia também

    O concerto

    A apresentação terá a regência de Evandro Matté e participação da cantora lírica Carol Braga e faz parte da agenda organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida em 2021 por Decreto do Governador do Estado).

    O espetáculo inclui alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880).

    O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791).

    Como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a OSPA: “He Shall Feed His Flock”, do oratório Messiah, de Händel, e “Parto, Ma Tu Ben Mio”, da ópera “La Clemenza di Tito”, de Mozart.