Política

Santa Cruz pode ter programa municipal de combate ao racismo no esporte

Publicado em: 26 de junho de 2023 às 06:43 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 17:08
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Getty Images
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa busca implementar ações de conscientização e combate ao preconceito em competições

    Foi apresentado um projeto na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com o objetivo de criar o Programa Municipal de Combate ao Racismo no Esporte. A iniciativa busca implementar ações de conscientização e combate ao preconceito em competições esportivas realizadas em estádios, ginásios e outros complexos esportivos

    De acordo com o projeto, proposto por Alberto João Heck (PT), o programa incluiria a realização de campanhas, veiculadas por meio de propagandas de grande alcance, como telões, alto-falantes, banners e panfletos, durante o período que antecede os eventos ou nos intervalos. Além disso, haveria a divulgação das políticas públicas voltadas para o atendimento, acolhimento e auxílio às vítimas das condutas racistas.

    A proposta também estabelece a suspensão da partida em caso de conduta racista reconhecida, durante atividades esportivas organizadas em forma de campeonatos no município, sejam elas amadoras ou profissionais. Além disso, o projeto institui o protocolo Com Racismo Não Tem Jogo, que estabelece um procedimento para denúncias de condutas racistas durante as partidas.

    “Santa Cruz do Sul estará entre os primeiros municípios do país a elevar a concepção e atuação perante o racismo exercido durante a prática desportiva”, destacou João Alberto Heck. O vereador sugere que a norma seja conhecida como Lei Vinícius Jr, em homenagem ao jogador brasileiro que tem sido vítima de ofensas racistas na Espanha.