Iniciativa busca implementar ações de conscientização e combate ao preconceito em competições
Foi apresentado um projeto na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com o objetivo de criar o Programa Municipal de Combate ao Racismo no Esporte. A iniciativa busca implementar ações de conscientização e combate ao preconceito em competições esportivas realizadas em estádios, ginásios e outros complexos esportivos
De acordo com o projeto, proposto por Alberto João Heck (PT), o programa incluiria a realização de campanhas, veiculadas por meio de propagandas de grande alcance, como telões, alto-falantes, banners e panfletos, durante o período que antecede os eventos ou nos intervalos. Além disso, haveria a divulgação das políticas públicas voltadas para o atendimento, acolhimento e auxílio às vítimas das condutas racistas.
A proposta também estabelece a suspensão da partida em caso de conduta racista reconhecida, durante atividades esportivas organizadas em forma de campeonatos no município, sejam elas amadoras ou profissionais. Além disso, o projeto institui o protocolo Com Racismo Não Tem Jogo, que estabelece um procedimento para denúncias de condutas racistas durante as partidas.
“Santa Cruz do Sul estará entre os primeiros municípios do país a elevar a concepção e atuação perante o racismo exercido durante a prática desportiva”, destacou João Alberto Heck. O vereador sugere que a norma seja conhecida como Lei Vinícius Jr, em homenagem ao jogador brasileiro que tem sido vítima de ofensas racistas na Espanha.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD