SANTA CRUZ

Mutirão para cirurgias de média complexidade já atendeu mais de 200 pacientes

Publicado em: 26 de maio de 2025 às 07:08
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto Ilustrativa | Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar um relatório completo da iniciativa

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no mês de abril o programa “Menos Fila, Mais Saúde”. A iniciativa busca reduzir o tempo de espera para cirurgias de média complexidade. Até o momento, a ação já realizou mais de 200 atendimentos de primeira consulta.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, evidenciou, que desde o início do programa, a iniciativa vem gerando resultados positivos em Santa Cruz na média complexidade, que envolvem cirurgias gerais e traumato-ortopédicas. Nos próximos dias, a pasta deve divulgar um relatório com os dados de quantas pessoas já foram beneficiadas e as que ainda faltam receber atendimento. “Nós pegamos uma lista de espera na média complexidade de 1.300 pessoas aguardando por uma cirurgia de procedimento de média. E por isso nós atacamos esse problema, porque nós temos gestão plena no município e conseguimos resolver esse problema”, afirmou.

    Para cirurgias de alta complexidade, como procedimentos cardíacos e cirurgias oncológicas, o programa está em fase de construção de um grupo de trabalho, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e secretarias de saúde da região (da 13ª e da 8ª Coordenadorias Regionais de Saúde). Atualmente, 1.300 pessoas da região, mesmo número da média complexidade, aguardam por essas cirurgias, com metade delas concentradas em Santa Cruz do Sul. “Esse desafio [alta complexidade] é maior, ele envolve a região, a gente não consegue resolver essa situação sozinhos, mas nós estamos empenhados em avançar”, enfatizou Rabuske.

    O programa “Menos Fila, Mais Saúde” conta com a participação dos hospitais Santa Cruz (HSC), Ana Nery e Monte Alverne. O objetivo da pasta é atender todos os mais de mil pacientes até o final deste ano.

    Leia também