Economia

Dia Livre de Impostos: Santa Cruz terá gasolina e chopp com preços reduzidos nesta quinta

Publicado em: 26 de maio de 2025 às 16:40
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é conscientizar a população sobre a carga tributária paga no Brasil, considerada alta pelos empresários

    Santa Cruz do Sul será um dos municípios participantes do Dia Livre de Impostos, ação promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) por meio das CDL Jovem e que ocorre na próxima quinta-feira (29). O objetivo é conscientizar a população sobre a carga tributária paga no Brasil, considerada alta pelos empresários, e mostrar, de forma simbólica, o quanto de imposto está embutido no preço de bens e serviços.

    Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM, nesta segunda-feira (26), o presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Bartz, explicou a ação não tem participação do poder público. “É uma iniciativa exclusiva da entidade junto com lojistas que se interessam em aderir. Quem arca com o desconto é o próprio lojista e o consumidor tem a oportunidade de comprar produtos sem o peso dos impostos”, disse.

    Segundo o presidente, o dia 29 foi escolhido porque, considerando uma média nacional, ele marca o momento do ano até o qual os brasileiros trabalham apenas para pagar impostos. “Nós estamos em 149 dias trabalhados só para cumprir com a carga tributária. Quando a gente compara, na década de 1970, eram 79 dias. Ou seja, em poucas décadas, praticamente dobramos os dias trabalhados para manter um Estado caro, ineficiente e insaciável. É uma forma de protestar e conscientizar a população”, colocou.

    No site oficial, já estão cadastrados mais de cinco supermercados, uma loja de roupas, uma loja de pneus, papelaria e até uma choperia que oferecerá chope com 30% de desconto em Santa Cruz. Além disso, há um posto de combustíveis que venderá gasolina com 34% de desconto. Serão 500 litros no total, com limite de 10 litros por carro. “Por exemplo, os supermercados vão escolher dois ou três produtos com estoque limitado. […] outras lojas optaram por eletrodomésticos, como airfryer, ou itens de praia”, destacou.

    A CDL recomenda que os consumidores acessem o site antes do evento para conferir quais estabelecimentos participam e quais produtos estarão disponíveis. “No portal, o consumidor pode clicar no estado e já será direcionado para a região, onde aparecem todas as operações participantes e os produtos em oferta”, reforçou. O presidente da CDL também destaca que os lojistas interessados ainda podem se inscrever, mesmo sem serem associados à entidade.