O retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.
Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.
Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente.
Notícias relacionadas
Templo de Umbanda Luz de Aruanda produz 3 mil bolachas para doação
Serão entregues 300 pacotinhos de bolachas a instituições como o Hospital Vera Cruz, lares de idosos e famílias em vulnerabilidade
AALB realizou o 10° Natal infantil para crianças do bairro Beckenkamp
Evento realizado na praça do bairro, localizada da rua São Tiago, reuniu cerca de 200 crianças e 400 pessoas
Horóscopo: a última semana de dezembro inicia com uma energia extrovertida e sociável
Faça movimentos em direção ao que quer alcançar. Conecte-se com coisas que merecem sua atenção e precisam ser cuidadas.
ARAUTO REPÓRTER UNISC 23 de Dezembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Revitalização da Floriano vai ser retomada no início de janeiro em Santa Cruz. ➡️ Feriado de Natal altera funcionamento de serviços em Santa Cruz. ➡️ Vereadores de Santa Cruz conhecem projeto arquitetônico…