Em contrapartida, furtos de veículo e abigeato dispararam
A Brigada Militar de Santa Cruz do Sul divulgou no final da tarde desta sexta-feira (26) os dados criminais do quadrimestre de 2017. A análise foi feita através da pesquisa ao sistema consultas integradas, onde há o banco de dados dos registros de ocorrências do Estado.
Na comparação com o mesmo período de 2016, janeiro a abril, os crimes de homicídio e latrocínio registraram queda de 40% na cidade. Foram 18 em 2016, e 11 em 2017. Segundo a BM, a queda deste tipo criminal se deve ao fato das recorrentes ações de polícia ostensiva. Dentro do planejamento estratégico do Batalhão, são realizadas as operações, de acordo com a sazonalidade dos crimes.
A Operação Avante é vista como um dos fatores fundamentais para a diminuição destes indicadores de criminalidade. Assim como o homicídio, o roubo de veículo registrou queda de 35%, passando de 23, em 2016, para 15, em 2017. O roubo a estabelecimento comercial registrou queda de 9%,passando de 35, em 2016, para 32, em 2017.
Aumento no furto de veículo
Ainda conforme os dados, o furto de veículo teve um pequeno aumento em relação a 2016, 8%. Apesar disso, dos 171 veículos furtados de janeiro a abril, em 2016+ foram 158, apenas 5 ainda não foram localizados e restituídos aos proprietários.
Também chama a atenção da Brigada Militar o aumento do furto abigeato, em 30%, o que já vem sendo trabalhado com o Setor de Inteligência e as Patrulhas Comunitárias do Interior, que estão fazendo operações constantes para diminuir tais índices.
Notícias relacionadas
Acidente no bairro Arroio Grande deixa três feridos neste Natal
Com a colisão, o Corsa invadiu a calçada, bateu na grade de uma casa e tombou, ficando de lado. Os bombeiros precisaram remover os ocupantes
Motociclista tem lesão grave após saída de pista na RSC-287, em Candelária
O condutor de 27 anos foi conduzido ao Hospital de Candelária pela ambulância do SAMU com ferimentos em membro inferior
Acidente entre dois veículos deixa ferido no trevo de Venâncio Aires
A colisão na RSC-287, quilômetro 78, envolveu dois veículos, um Honda Civic prata e uma Chev Tracker prata
Funcionário mata patrão a facadas após ser demitido durante confraternização de empresa
Fato aconteceu no último sábado em Minas Gerais