Puma foi encontrado às margens da BR-290, provavelmente vítima de atropelamento
Um exemplar de gato-mourisco (Puma yagouaroundi) foi resgatado pela equipe do Setor de Fauna da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) após ter sido encontrado às margens da BR-290, provavelmente vítima de atropelamento. O puma foi avaliado por médicos veterinários especializados em animais silvestres e recebeu tratamento e cuidados numa clínica veterinária.
Nesta terça-feira (25), após estar clinicamente apto, conforme avaliação dos médicos, o animal foi devolvido à natureza no município de Pantano Grande, na Região de Depressão Central do estado, nas proximidades do local onde foi encontrado, em respeito a sua área territorial. Por tratar-se de uma espécie de gato geneticamente próxima ao puma (puma concolor) e encontrar-se na lista de espécies ameaçadas do estado como vulnerável, os técnicos do Setor de Fauna articularam com empresas a instalação de colar de telemetria para monitorá-lo por satélite após a soltura.
A chefe do Setor de Fauna Thais Michel explica que o monitoramento fornece dados importantes, tais como a área de vida do animal e aspectos do seu comportamento. Estas informações são fundamentais para a tomada de decisões sobre a destinação de animais reabilitados e para ações de proteção às populações remanescentes em vida livre.
Notícias relacionadas

MEI RS Calamidades 2 tem inscrições abertas para atingidos pelas enchentes de 2024
Medida á válida para quem não teve acesso a recursos oriundos do Estado

Trecho da Estrada Velha estará interrompida na próxima semana
Previsão é que o local fique bloqueado até a sexta-feira

RSC-287 é liberada na noite desta sexta-feira em Novo Cabrais
Transbordamento do Arroio Barriga em decorrência das fortes chuvas cobriu o desvio provisório construído

Morador relata alagamentos após obras de revitalização do Calçadão
Durante a madrugada desta sexta-feira, por volta das 4h, o prédio registrou inundações na garagem, saguão e nos primeiros andares